Como calcular a receita líquida de uma empresa?

Índice

Como calcular a receita líquida de uma empresa?

Como calcular a receita líquida de uma empresa?

A receita operacional líquida é o valor resultante da receita operacional bruta, após a dedução dos impostos que incidem sobre a venda. Ou seja: você multiplica o valor de venda pelo número de produtos vendidos. Então, reduz desse valor todos os impostos pagos em função dessas vendas.

Como calcular rol contabilidade?

Esse cálculo está relacionado com o fluxo de caixa da empresa, o qual mostra a movimentação do dinheiro entre custos e receitas. Portanto, a fórmula da Receita Operacional Líquida é: ROL = ROB – DRB.

O que é receita operacional líquida na DRE?

Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante que a empresa efetivamente recebe pelas vendas de seus produtos. É a receita bruta menos os impostos incidentes sobre a venda, os descontos e os abatimentos concedidos.

Como calcular a receita anual?

O cálculo do faturamento bruto é simples. Para chegar ao valor faturado, basta multiplicar a quantidade de itens vendidos ou serviços prestados pelo preço correspondente a cada um deles em um determinado período.

Como calcular a receita líquida?

Como calcular a Receita Líquida? A receita líquida é calculada mediante a subtração da Receita Bruta por algumas deduções como, cancelamentos, despesas ou impostos nas vendas. Como observa-se na seguinte equação:

Qual o resultado da receita líquida?

Juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras (descontados os impostos) também compõem a Receita Líquida. A Receita Líquida ajuda o empresário a efetivamente entender quanto de dinheiro a empresa está ganhando, já que se trata do resultado da Receita Bruta após a dedução de impostos, das devoluções e dos descontos concedidos.

Como entender a receita líquida?

Se você entendeu a Receita Operacional Bruta, fica bem fácil entender a Receita Líquida, já que ela é o resultado da Receita Bruta menos suas devoluções, impostos destacados na nota fiscal e os descontos comerciais. Juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras (descontados os impostos) também compõem a Receita Líquida.

Qual a receita líquida de uma empresa?

Até mesmo sites de análises de balanços de empresas são iniciados pela receita líquida. Ou seja, não há nem a indicação da receita bruta em tais relatórios. Desta forma, tanto a empresa quanto a contabilidade podem utilizar os valores da receita líquida para confeccionar outros relatórios e para análise dos números.

Postagens relacionadas: