Como calcular o ângulo externo de um quadrilatero?
Índice
- Como calcular o ângulo externo de um quadrilatero?
- Como medir os ângulos internos?
- Como calcular o ângulo externo?
- Como calcular a soma dos ângulos internos do polígono convexo?
- Como calcular a soma dos ângulos internos?
- Qual a soma dos triângulos de um polígono?
- Como calcular os ângulos de um polígono?
Como calcular o ângulo externo de um quadrilatero?
Externos: a soma dos ângulos externos de um quadrilátero é 360º. A' = 180º-A B' = 180º-B C' = 180º-C D' = 180º-D A'+B'+C'+D' = (180º-A) + (180º-B) + (180º-C) + (180º-D) = 4x180º - (A+B+C+D) = 720º- 360º = 360º. Paralelogramo: É um quadriláteros que tem lados opostos paralelos.
Como medir os ângulos internos?
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Como calcular o ângulo externo?
A soma dos ângulos externos de qualquer polígono regular é 360º. Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.
Como calcular a soma dos ângulos internos do polígono convexo?
Caso queira calcular o valor de cada ângulo interno, basta dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono. Vale lembrar que essa fórmula só deve ser utilizada em polígonos regulares, pois eles possuem os ângulos internos iguais. A soma dos ângulos externos de qualquer polígono convexo é igual a 360°.
Como calcular a soma dos ângulos internos?
Podemos utilizar a fórmula da soma dos ângulos internos para calcular o número de lados de qualquer polígono, desde que a soma dos ângulos internos seja dada. Exemplo 3 Quantos lados possui um polígono cuja soma dos ângulos internos é igual a 2340º? S = (n – 2) * 180º
Qual a soma dos triângulos de um polígono?
Em um polígono de seis lados (hexágono), formamos quatro triângulos. Portanto, a soma dos ângulos internos é 4·180º = 720º. Percebemos que a diferença do número de triângulos formados e o número de lados dos polígonos é sempre 2, então, concluímos que:
Como calcular os ângulos de um polígono?
Para calcular os ângulos internos de um polígono, é necessário antes determinar quantos lados estão presentes. Observe que um polígono tem a mesma quantidade de lados e de ângulos. Um triângulo, por exemplo, tem três lados e três ângulos internos, enquanto o quadrado tem quatro lados e quatro ângulos internos.