Como calcular valor do ICMS substituição?

Índice

Como calcular valor do ICMS substituição?

Como calcular valor do ICMS substituição?

  1. Base do ICMS Inter = (Valor do produto + Frete + Seguro + Outras Despesas Acessórias - Descontos) ...
  2. Valor do ICMS Inter = Base ICMS Inter * (Alíquota ICMS Inter / 100) ...
  3. Base do ICMS ST = (Valor do produto + Valor do IPI + Frete + Seguro + Outras Despesas Acessórias - Descontos) * (1+(%MVA / 100))

O que é a substituição tributária do ICMS?

Substituição tributária é a transferência da obrigação do recolhimento de um imposto de uma ou várias pessoas que estão em uma cadeia de produção. ... Vamos te explicar: o recolhimento do ICMS ST é a antecipação do ICMS que a empresa (comércio) do seu cliente pagaria ao vender aquela mercadoria ao consumidor final.

O que é valor do ICMS próprio?

O recolhimento do ICMS é efetuado em guia própria, ao Estado em que é devido. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ICMS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos, dentro dos sublimites estabelecidos por cada unidade da federação (veja aqui os sublimites vigentes).

Quando ocorre a substituição tributária do ICMS?

Ocorre quando o imposto é recolhido antes mesmo do pagamento ser feito, utilizando-se uma base de cálculo presumida.

Quando é tributado o ICMS?

De modo geral, o ICMS é tributado quando um produto é comercializado, ou seja, a cada venda durante toda sua cadeia de distribuição. No caso da substituição tributária, essa cobrança acontece antecipadamente às operações seguintes e é pago pela indústria ou importador, embutindo o valor correspondente na nota fiscal.

Como calcular o imposto de substituição tributária?

Então temos: Precisamos então calcular o débito da substituição tributária. Para isso, usamos a base de cálculo projetada, multiplicada pelo ICMS interno. Temos: R$1830 * 18% = R$329,40. Este valor ainda não é o correto da ST, já que nele está o ICMS próprio, que veio agregado no preço de venda do seu produto.

Qual a base de cálculo do ICMS?

Via de regra, a base de cálculo utilizada para fins de substituição tributária do ICMS será obtida pela soma do valor da operação, do montante dos valores de seguro, frete e outros encargos cobrados e da margem de valor agregado, inclusive o lucro.

Será que o ICMS é recolhido por um único contribuinte?

Dessa forma, o ICMS passa a ser recolhido por um único contribuinte, livrando as outras empresas dessa obrigação. Por exemplo, uma indústria de calçados pode ser a substituta tributária de lojas e distribuidoras dos produtos, recolhendo todo o imposto devido de uma só vez e isentando outros processos de venda ao longo da cadeia.

Postagens relacionadas: