Como calcular a soma dá PA?
Como calcular a soma dá PA?
A soma dos termos de uma PA é dada pela multiplicação da metade do seu número de termos pela soma do primeiro com o último termo.
Qual a fórmula geral da PA?
Progressão aritmética (PA) A progressão aritmética é aquela sequência numérica em que cada termo (a partir do segundo) corresponde à soma do anterior com um valor chamado razão (r). Ou seja, a é o primeiro termo, a + r o segundo, e a + 2r o terceiro.
Como calcular a soma dos termos de uma PA?
Desta forma, Gauss contribui diretamente para a criação da fórmula da soma dos termos de uma PA. Essa é a fórmula da soma dos termos de uma progressão aritmética finita. Vamos fazer alguns exercícios para vocês aprenderem direitinho como calcular a soma dos termos de uma PA.
Como calcular a soma?
Calculando a soma teremos: 480 = = 10 (10 + 9d). Teremos então d = 2, com isso o décimo termo será 5 + 9d = 5 + 9 x 2 = 23. Letra B. Pelo enunciado podemos escrever que a soma será: 1 + ...+ 9 = = 247.500 podemos observar que o número de termos é 900, porém utilizaremos somente os ímpares, por isso utilizamos n = 450.
Como calcular a soma dos termos de um conjunto de valores?
Desta forma, a soma dos termos de um conjunto de valores pode ser calculada pela soma de dois termos equidistantes, multiplicada pelo número de pares da sequência de valores, ou seja, por n/2: Isso foi exatamente o que Gauss fez! Ele somou o primeiro com o último termo, e depois ele multiplicou pela metade dos termos existentes naquela sequência.
Como calcular a soma da progressão aritmética?
Soma finita: calcula a soma de todos os termos da PA Calcule o 35º termo da progressão aritmética PA (3,9,15,21,27…,a35). O primeiro passo é determinar a razão (r). Em seguida, utilizaremos a fórmula do termo geral da progressão aritmética.