Qual a fórmula da transformação isovolumétrica?

Índice

Qual a fórmula da transformação isovolumétrica?

Qual a fórmula da transformação isovolumétrica?

Para você entender a representação matemática da Lei de Gay-Lussac: P = k.T , veja que 'P' é a Pressão; 'T' é a Temperatura, e 'k' é uma constante de proporcionalidade. O gráfico da transformação isocórica representa a variação da pressão com a variação da temperatura ( em kelvin) e é sempre uma reta .

Como calcular uma transformação isobárica?

No gráfico temperatura x volume (T x V) verificamos a equação pela reta: Já no gráfico volume x pressão (V x p), observamos que enquanto o volume aumenta do estado 1 para o estado 2, a pressão permanece a mesma. Se neste tipo de transformação gasosa há um aumento do volume, dizemos que houve uma expansão isobárica.

Qual é a fórmula da transformação isométrica?

A transformação isovolumétrica, isocórica ou isométrica, é aquela em que o volume do gás permanece constante. ... onde R é a constante universal dos gases perfeitos ou constante de Clapeyron, cujo valor nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) é R = 0,082 atm. L/mol. K.

Quais são as características da transformação isovolumétrica?

Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.

O que é uma transformação Isovolumétrica explique?

A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão.

O que é uma transformação isobárica?

A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante.

Quais são as três transformações gasosas?

As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura.

O que determina uma transformação Isocórica?

A transformação isocórica acontece quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação na pressão e na temperatura, mantendo-se o volume constante.

O que é uma transformação isométrica?

A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão.

O que é uma transformação isométrica quem a estudou?

A transformação isométrica também pode ser chamada isocórica e assim como nas outras transformações vistas, a isométrica se baseia em uma relação em que, para este caso, o volume se mantém. Um gás que se encontra à temperatura de 200K é aquecido até 300K, sem mudar de volume. ...

Quais são as transformações isovolumétricas?

Transformações isovolumétricas são processos que ocorrem com substâncias de trabalho durante ciclos termodinâmicos sem que haja variações do volume dessas substâncias.

Quais são os processos isovolumétricos?

Os processos isovolumétricos são aqueles que ocorrem em recipientes rígidos, que não podem sofrer variações de volumes. Como não ocorrem expansões ou contrações do gás nesse processo, nenhum trabalho termodinâmico é realizado.

Qual o tipo de transformação de pressão?

A alteração de pressão será diretamente proporcional à temperatura, ou seja, se um gás, em um determinado sistema fechado, dobrar sua temperatura absoluta, isso acarretará um aumento da pressão para o dobro do que havia inicialmente. Esse tipo de transformação é também chamado de isovolumétrico ou isométrico.

Postagens relacionadas: