Como calcular a taxa efetiva mensal equivalente?

Índice

Como calcular a taxa efetiva mensal equivalente?

Como calcular a taxa efetiva mensal equivalente?

Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.

Como calcular taxa real no Excel?

Fórmula: =TAXA(C5;-C6;C4 Feche o parênteses e confirme com a tecla enter. Aumente para duas casas decimais o resultado.

Como calcular a taxa anual para mensal?

Descobrimos, então, que a conversão da taxa anual de 20% para mensal nos entrega uma taxa mensal de 1,5%. Se você possui uma calculadora financeira, o cálculo da taxa anual para mensal fica um pouco mais simples. Imagine, por exemplo, que você esteja usando uma calculadora financeira Hp 12c.

Como resolver a equação da taxa mensal?

Se você não tem medo da matemática financeira, pode resolver a equação da taxa mensal com as próprias mãos. Em que iM é a taxa mensal, e iA, a taxa anual. Portanto, imaginando, por exemplo, uma taxa anual de 20%, a equação resolvida ficaria assim:

Como calcular a taxa efetiva do empréstimo?

Ora, se é capitalizada mensalmente a taxa de juros deve ser ao mês. Vamos passar a taxa anual para mensal. Sabemos agora que a taxa mensal é 3%a.m (taxa efetiva mensal). O gerente nos informou que a taxa era de 36%a.a capitalizado mensalmente, mas sabemos que essa taxa não é efetiva, então como calcular a taxa efetiva desse empréstimo?

Como calcular a taxa de juros efetiva?

Logo, se você utilizar a taxa nominal como referência de cálculo, o valor a ser pago ou recebido ao final do contrato será bem diferente do efetivo. Por isso, é importante considerar o efeito dos juros compostos para calcular a taxa de juros efetiva a partir da taxa nominal.

Postagens relacionadas: