Como calcular a área da base de uma pirâmide triangular?

Índice

Como calcular a área da base de uma pirâmide triangular?

Como calcular a área da base de uma pirâmide triangular?

A área da pirâmide é a medida relativa à sua superfície e é obtida pela soma das áreas das bases (poligonais) e de todas as faces laterais (triângulos). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A área das faces laterais de uma pirâmide é obtida pela soma de todas as áreas de cada uma de suas faces laterais.

Qual a fórmula da área da pirâmide?

A área da base depende do tipo de pirâmide; se for uma pirâmide triangular, a fórmula da área da base é a fórmula da área do triângulo; se for quadrangular, a fórmula da área é a fórmula da área do paralelogramo, e assim por diante. Uma pirâmide é formada pelos seguintes elementos:

Qual a base de uma pirâmide?

Vale lembrar que as pirâmides mais conhecidas são as quadrangulares, isto é, que possuem base quadrada. Contudo, qualquer polígono pode ser base de uma pirâmide. A pirâmide hexagonal, por exemplo, tem um hexágono em sua base:

Como calcular a área lateral da pirâmide?

Desse modo, conforme a imagem abaixo, a fórmula da área lateral de uma face da pirâmide é: Só é possível calcular essa área se os valores da apótema da aresta da base da pirâmide forem explicitados no problema. Caso falte a medida da apótema, será necessário calculá-la.

Qual a área das faces de uma pirâmide?

A = A B + A L. A área das faces laterais de uma pirâmide é obtida pela soma de todas as áreas de cada uma de suas faces laterais. Cada caso deve ser analisado separadamente, pois as pirâmides ...

Postagens relacionadas: