Qual a fórmula usada para calcular a velocidade de uma reação química?

Índice

Qual a fórmula usada para calcular a velocidade de uma reação química?

Qual a fórmula usada para calcular a velocidade de uma reação química?

A velocidade pode mudar com o tempo, por isso, definimos a velocidade média da reação como a variação da concentração molar de um reagente ou produto durante um certo intervalo de tempo. A expressão da velocidade média (Vm) é dada por: Vm=Δ[]Δt.

Qual a interpretação da fórmula de velocidade de reação?

v = velocidade da reação; K = constante da velocidade, que depende exclusivamente da temperatura; [A ou B] = concentração em mol/L de cada reagente; a ou b = ordem de cada um dos reagentes (a ordem de um participante é a influência que ele exerce na velocidade da reação).

Como achar a lei da velocidade de uma reação?

v = velocidade da reação; k = constante que só depende do valor da temperatura; α e β = expoentes determinados experimentalmente. Apenas quando a reação é elementar, ou seja, ocorre numa única etapa, é que os expoentes são exatamente iguais aos coeficientes da equação química balanceada: v = k .

Qual a velocidade de uma reação?

Essa relação entre a rapidez de uma reação e as concentrações dos reagentes é dada por uma expressão matemática que é denominada lei da velocidade da reação. Assim, para a reação descrita essa lei é representada da seguinte forma:

Como calcular a velocidade média da reação?

Até agora explicamos quais são as fórmulas para se calcular separadamente as velocidades médias de consumo do reagente e de formação do produto, porém, como conseguimos a velocidade média global da reação? Basta dividir cada valor da velocidade pelo coeficiente da respectiva substância na equação química que representa a reação. De forma geral:

Como calcular a velocidade de um reagente?

Por essa razão, podemos calcular a velocidade em que um reagente é consumido ou a velocidade em que um produto é formado, por exemplo. Em ambos os casos, sempre vamos realizar o cálculo a partir da relação entre a variação da concentração e a variação do tempo: Observação: O módulo |Δ [ ]| é necessário porque a velocidade não pode ser negativa.

Qual a velocidade e o valor da velocidade desse processo?

Uma delas é a reação entre o dióxido de nitrogênio e o ozônio, que forma trióxido de nitrogênio e gás oxigênio, como na equação a seguir: Utilizando os dados a seguir para a equação fornecida, determine a expressão da velocidade e o valor da constante da velocidade desse processo:

Postagens relacionadas: