Como calcular vazão máxima?

Índice

Como calcular vazão máxima?

Como calcular vazão máxima?

2) Método Racional para cálculo das vazões máximas Onde Q é a vazão de pico (em m³/s), C é o coeficiente de escoamento (adimensional), i é a intensidade máxima média de precipitação (em mm/h) e A é a área da bacia (em Km²). O coeficiente 0,278 é uma constante para adequação das unidades utilizadas (descritas acima).

O que é vazão máxima?

Vazões máximas são grandezas hidrológicas aplicadas a projetos de obras hidráulicas e vazões mínimas são utilizadas para a avaliação das disponibilidades hídricas em bacias hidrográficas e comportamento do escoamento subterrâneo.

Qual a vazão máxima de uma tubulação?

TABELA DE VAZÃO DE ÁGUA A 15°C ATRAVÉS DE TUBOS SCHEDULE 40
Vazão l/min.VV
10,4591/2"
20,9180,170
31,380,255

O que é vazão instantânea?

É a quantidade de fluido medida em massa que atravessa uma certa seção de escoamento dividido pelo intervalo de tempo necessário para ocorrer o escoamento. Quando o intervalo de tempo tende a zero, tem- se a vazão em massa instantânea.

Qual é o passo a passo planilha de cálculo de vazões?

Passo a Passo Planilha de Cálculo de Vazões (Captação em Acumulação / Barramento) Constitui-se de planilhas com dados informativos e campos para o autopreenchimento, com a finalidade de auxiliar o solicitante de Outorga de direito de recursos hídricos pelo Sistema Web Outorga.

Qual a escala de um medidor de vazão?

A escala de um medidor de Vazão do tipo de pressão diferencial será, por conseguinte, “quadrática”, não linear, e só permite leitura precisa para vazões superiores a cerca de 30% da vazão máxima (fig.2). Quando se mede a Vazão de gases ou de vapores, a equação (5.7) se escreve da forma:

Qual a vazão máxima de uma bacia?

A vazão máxima de uma bacia é determi- nada com base na observação da vazão em perío- dos longos na bacia e/ou na transformação de precipitação em vazão (Tucci, 1993). Neste estudo é apresentada a variação da vazão máxima de pequenas bacias urbanas com base no método racional e na variação do coeficiente de escoamen- to.

Qual a pressão diferencial de um medidor de vazão?

Se a Vazão for reduzida à metade, ou seja, 5m 3 /min, a pressão diferencial passa a ser de 25”H 2 O, ou seja, ¼ da anterior. A escala de um medidor de Vazão do tipo de pressão diferencial será, por conseguinte, “quadrática”, não linear, e só permite leitura precisa para vazões superiores a cerca de 30% da vazão máxima (fig.2).

Postagens relacionadas: