Como calcular o déficit de sódio?
Como calcular o déficit de sódio?
* Considerando o Déficit de sódio: (sódio do paciente – sódio esperado) x peso (em Kg) x 0.6. Ideal é nessa fórmula usar um sódio esperado que seja apenas 6 ou 8 mEq acima do sódio encontrado (ou seja que calcule-se no máximo um delta de 8 mEq).
Como calcular reposição sódio?
Regra prática: 100 mL de NaCl 3% infundido em 2 horas = vai variar 1-2 mEq/L no sódio. Essa regra exige que o sódio seja reavaliado a cada 2 horas, sendo administradas novas alíquotas na dependência da resposta. Clique aqui e veja no Whitebook como calcular a reposição de sódio!
Quando suspeitar de hipernatremia?
Deve-se suspeitar de hipernatremia em qualquer paciente com alteração do estado mental e história sugestiva de déficit de água e aporte excessivo de sódio, embora muitas vezes a hipernatremia seja um achado de uma mensuração sanguínea de eletrólitos. Para o diagnóstico geralmente basta apenas a história clínica.
Como corrigir sódio do meu paciente?
O tratamento da hipernatremia decorrente da sobrecarga de Na em paciente com função renal normal consiste em medidas de suporte. A principal medida é a reposição de água livre. A correção do distúrbio pode ser acelerada com o uso de diuréticos associado à reposição da água livre excretada.
O que é hiponatremia grave?
A hiponatremia é a diminuição da quantidade de sódio em relação à água, que no exame de sangue é mostrado por valores abaixo de 135 mEq/L.
Quando corrigir sódio?
Se a hipernatremia for crônica ou de tempo desconhecido recomenda-se corrigir numa taxa que não ultrapasse 0,5 mEq/L a cada hora, independente do tempo da instalação da hipernatremia deve-se ter uma queda máxima de sódio sérico entre 10 a 12 mEq de sódio sérico em um dia.
Como preparar NaCl a 3%?
- Solução correta. Solução 3% = 513 mEq/L de sódio.
- Como montar? 890 ml de NaCl 0,9% + 110 ml de NaCl 20%
O que pode causar a Hipernatremia?
A hipernatremia costuma ser causada por acesso limitado à água ou mecanismo prejudicado de sede, e menos comumente pelo diabetes insípido. As manifestações incluem confusão, excitabilidade neuromuscular, hiperreflexia, convulsões e coma.