Como calcular o fusível de um transformador?

Índice

Como calcular o fusível de um transformador?

Como calcular o fusível de um transformador?

1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A.

Como dimensionar chave fusível?

Tensão Nominal: A tensão nominal da chave fusível deve ser, no mínimo, aproximadamente igual à classe de tensão do sistema onde será instalada. Corrente nominal: deve ser igual ou maior do que 150% do valor nominal do elo-fusível a ser instalado no ponto considerado.

Como escolher um fusível?

Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.

Como calcular fusível automotivo?

Como dito, são calculados a partir do cabo que está usando. Logo, se seu cabo consegue passar 60 amperes, use um de 60 amperes e etc. – Se usar um mais fraco que o cabo consegue passar, ele pode ficar desarmando toda hora.

Como é constituído a chave fusível?

São dispositivos constituídos por um porta fusível e demais partes destinadas a receber um elo fusível. Seu funcionamento esta baseado no princípio segundo o qual uma corrente que circula em um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade.

Quais os principais pontos na rede de distribuição onde são instaladas chaves fusíveis?

Os elos são instalados em chaves fusíveis para proteção de ramais ou derivações de troncos dos alimentadores de distribuição de energia bem como no primário dos transformadores na média tensão. Tal proteção é muito utilizada pelas concessionárias devido principalmente as questões econômicas.

Quais são os critérios de dimensionamento dos fusíveis?

Para o dimensionamento de um fusível, deve-se levar em conta principalmente as grandezas elétricas principais que são: corrente nominal corrente de curto circuito e tensão nominal. São aqueles dispositivos normalmente indicados para proteção do circuito elétrico e do equipamento em caso de curto circuito.

Como calcular a corrente do transformador?

1- Calculo da corrente do transformador, exemplo trafo de 150 kVA em 11,9 kV trifasico. Quando monofásico não se divide por √3. 2- Corrente do fusível:

Como calcular a amperagem do fusível?

Mas como calcular a amperagem do fusível? Simples. Vamos à lógica: Cada farol de milha possui uma lâmpada com 55w (watts) de potência (P) cada. A voltagem (V) do sistema elétrico é 12 volts. E, sabendo que Potencia = Voltagem x Amperagem podemos concluir que:

Como dimensionar o fusível?

Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.

Como se utilizam os cálculos de fusíveis de expulsão?

Muitos se utilizam dos cálculos de fusíveis de expulsão mais conhecidos como “mateus” e ai esta o perigo.

Postagens relacionadas: