Como contabilizar o ajuste a valor justo?

Índice

Como contabilizar o ajuste a valor justo?

Como contabilizar o ajuste a valor justo?

Resposta: O valor justo dos bens é registrado nas próprias contas do ativo e do passivo, e a contrapartida na conta Ajustes de Avaliação Patrimonial do patrimônio líquido.

Como calcular o ajuste patrimonial?

Para realizar o Ajuste de Avaliação Patrimonial, é preciso calcular a diferença entre o valor dos custos ativos e o valor justo, e subtrair a depreciação acumulada.

Como contabilizar o Avj?

AJUSTE A VALOR JUSTO (AVJ) O ganho não será computado no lucro real/CSLL. Para tanto, deverá ser evidenciado em sub conta vinculada ao ativo e passivo que foi ajustado com base no valor justo.

Qual é o valor justo?

Valor justo (fair value) - é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

Como o valor justo é avaliado?

Em outras palavras, o valor justo é uma avaliação baseada no mercado e não em critérios definidos pela entidade. Saiba mais assistindo este webinar com dois especialistas no assunto. É importante saber que a mensuração a valor justo é feita para um ativo ou passivo em particular.

Qual o valor justo da contabilidade?

O valor justo fica atrelado à data de mensuração da transação. Isso porque este valor pode mudar de um período para o outro. Contabilmente falando, o valor justo é regulado dentro das normas internacionais de contabilidade (IFRS – International Financial Reporting Standards), pelo CPC 46.

Qual o valor justo de um ativo não financeiro?

Segundo o CPC 46, “a mensuração do valor justo de um ativo não financeiro leva em consideração a capacidade do participante do mercado de gerar benefícios econômicos utilizando o ativo em seu melhor uso possível (highest and best use) ou vendendo-o a outro participante do mercado que utilizaria o ativo em seu melhor uso.”

Postagens relacionadas: