Como é feito um teste de tração?

Índice

Como é feito um teste de tração?

Como é feito um teste de tração?

Na sua forma mais simples, o teste de tração é realizado segurando as extremidades opostas de um corpo de prova dentro do quadro de uma máquina de teste. Uma força de tração é aplicada pela máquina, o que resulta no alongamento gradual e eventual fratura do corpo de prova.

Como é feito os ensaios de tração e para que serve?

O ensaio de tração consiste na aplicação de uma força de tração axial num corpo de prova padronizado, promovendo a deformação do material na direção do esforço, que tende a alongá-lo até fraturar (Figura 1). Devido à facilidade de execução e reprodutibilidade dos resultados, este ensaio é amplamente utilizado.

Qual o percentual de alongamento do corpo de prova?

A ruptura do corpo de prova, ponto 3, determina o término doensaio;atensãocorrespondentenãoédeterminada durante o ensaio por não ter nenhum significado prático. O alongamento percentual corresponde ao acréscimo percentual do comprimento final do corpo de prova após o ensaio em relação ao seu comprimento inicial.

Como calcular a carga máxima do corpo de prova?

O cálculo é feito dividindo-se a força máxima pela área inicial da secção transversal do corpo de prova segundo a fórmula: Atingindo o ponto 2, correspondente à carga máxima durante o ensaio, começa a redução sensível da secção transversal do corpo de prova, e a carga diminui até que aconteça sua ruptura total.

Qual a dimensão do corpo de prova?

Para a escolha da dimensão padronizada do corpo de prova também deve ser levada em consideração a capacidade da máquina de tração, disponível para a realização do ensaio.

Quais são os corpos de prova?

Os CPs (corpos de prova) na maioria das vezes são circulares podendo também serem retangulares. O corpo de prova (sempre padronizado por normas técnicas) é fixado pelas suas extremidades nas garras de fixação da máquina de tração. O corpo de prova é então submetido a um esforço, aplicando uma carga gradativa e registrando cada valor de força ...

Postagens relacionadas: