Como fazer cálculo de valor presente?
Índice
- Como fazer cálculo de valor presente?
- Como calcular o valor presente de uma série de pagamentos?
- Como calcular o valor presente de um título?
- Como fazer cálculo do valor presente no Excel?
- Como fazer cálculo de valor presente no Excel?
- Como se calcula uma série diferida?
- O que são sequências uniformes Postecipadas e antecipadas?
- Como calcular o valor presente dos valores?
- Quais são os resultados do Valor Presente?
- Como calcular o valor futuro?
- Qual é o valor presente de uma aplicação?
Como fazer cálculo de valor presente?
O seu cálculo é feito a partir da fórmula VP = VF/ (1 + i)t, onde:
- VP é o Valor Presente.
- VF é o Valor Futuro.
- I é a taxa de juros vigente.
- T é o tempo entre o primeiro e segundo elemento.
Como calcular o valor presente de uma série de pagamentos?
O valor futuro ou montante de uma série de pagamentos ou recebimentos uniformes será igual à soma dos montantes de cada prestação em determinada data futura, calculados pela mesma taxa de juros.
Como calcular o valor presente de um título?
Na fórmula M = P . (1 + i)n , o principal P é também conhecido como Valor Presente (PV = present value) e o montante M é também conhecido como Valor Futuro (FV = future value).
Como fazer cálculo do valor presente no Excel?
A função Valor Presente do Excel faz exatamente isto: desconta do valor a ser pago / recebido o valor destes juros. Imagine o exemplo da prestação de R$1.000 a ser paga daqui a 60 dias, e que a taxa de juros deste financiamento seja de 1% ao mês (o link da planilha com os exemplos está no final deste artigo).
Como fazer cálculo de valor presente no Excel?
A função VP do Excel é uma função financeira, do Microsoft Excel, que retorna o valor presente de um investimento. Você pode usar VP com pagamentos periódicos e constantes, como uma hipoteca ou outro empréstimo, ou um valor futuro que é sua meta de investimento.
Como se calcula uma série diferida?
(0/30/60/...) o Diferida: ocorre quando o vencimento do primeiro termo se dá no fim de um determinado número de períodos, a contar da data zero. O vencimento do último termo ocorre no fim de c + n períodos.
O que são sequências uniformes Postecipadas e antecipadas?
Antecipada: quando o primeiro pagamento ocorre no momento “0” da série de pagamentos (ato do negócio); Postecipada: quando o primeiro pagamento ocorre após o negócio (um período após o negócio).
Como calcular o valor presente dos valores?
Vinte anos é muito tempo e você pode nem mesmo estar vivo; etc. Nos cálculos acima, utilizamos a fórmula F = P. (1 + i)n detalhada na seção Juros Compostos. Outra forma de tentar responder as perguntas acima é calculando o Valor Presente dos valores a receber no futuro, ou dito de maneira informal, trazer a Valor Presente: Altere com seus valores!
Quais são os resultados do Valor Presente?
Para verificar na prática, experimente utilizar os resultados do Valor Presente (10.049,26 e 28.064,02) na fórmula do Valor Futuro e obterá os resultados 10.200 e 1.000.000.
Como calcular o valor futuro?
No cálculo acima, utilizamos a fórmula i = (F/P)1/n - 1 detalhada na seção Juros Compostos. Matematicamente falando, o Valor Futuro é a função inversa do Valor Presente e vice-versa. De fato, observe que a fórmula P = F/ (1 + i)n pode ser obtida por simples manipulação algébrica da fórmula F = P. (1 + i)n.
Qual é o valor presente de uma aplicação?
Esta tabela fornece a partir da taxa (i) e do número de períodos (n) o fator que, multiplicado ao valor futuro (montante) de um pagamento ou aplicação, resulta em seu valor presente (capital). Isto é, VP = Fator*VF.