Qual o volume de uma árvore de eucalipto?
Qual o volume de uma árvore de eucalipto?
Para a fórmula por mim apresentada, todas as unidades devem ser em metros, tanto da altura comercial como do diâmetro a altura do peito. Vejamos então pela minha fórmula o caso do exemplo da árvore de 3,5 m³ da página 16: V = 3,1416 x (DAP)² x 1/4 x H x 0,7 (fator de forma) x 0,9 (fator de aproveitamento).
Qual o volume de uma árvore?
Semelhantemente ao fator de forma, o volume de uma árvore, com ou sem casca, pode ser obtido multiplicando-se o volume de um cilindro pelo quociente de forma médio ( ), apropriado para a espécie e para o volume que se deseja estimar.
Como calcular o volume de uma árvore?
De acordo com a expressão anterior, o volume de uma árvore (real), com ou sem casca, pode ser estimado multiplicando-se o volume do cilindro, definido pelo DAP e pela altura da árvore, por um fator de forma médio com ou sem casca, apropriado para a espécie.
Como calcular a dimensão das árvores?
Pode-se calcular a medida da madeira, determinando o volume de troncos, pilhas de lenha, de árvores em pé e de povoamentos florestais inteiros. As dimensões das árvores aumentam a cada ano, tanto em diâmetro do tronco como em altura, por isso é necessário monitorar e acompanhar este incremento, que corresponde ao crescimento da floresta.
Por que o fuste de uma árvore não é perfeito?
Haja vista que o fuste de uma árvore não é um cilindro perfeito, possuindo diferentes formas, existem alguns procedimentos para a determinação do seu volume. Cabe mencionar que alguns dos procedimentos descritos a seguir também podem ser utilizados para a determinação do volume de outras partes das árvores como galhos e raízes.