Como calcular a acústica de um ambiente?

Índice

Como calcular a acústica de um ambiente?

Como calcular a acústica de um ambiente?

Os níveis sonoros em interiores devem ser medidos em pelo menos três posições: a 1.0 m das paredes laterais a 1.50 m da janela, se elas possuírem materiais e revestimentos diferentes, e uma no centro do ambiente a 1.50 m da janela.

Como melhorar o tempo de reverberação de uma sala?

Quanto maior o volume, maior o tempo de reverberação, pois existe mais área de superfície que o som se refletirá. Quanto à absorção, quanto maior área de superfícies que absorvem energia, menos intenso o som será a cada reflexão e consequentemente, menor o tempo de reverberação.

O que é o tempo ótimo de reverberação ele depende de quais fatores?

O tempo de reverberação depende de dois principais fatores: volume (tamanho) do ambiente e área de absorção. Quanto maior o volume, maior o tempo de reverberação, pois existe mais área de superfície que o som se refletirá.

Qual a equação mais utilizada para cálculo de tempo de reverberação?

Existem várias equações hoje para cálculo de tempo de reverberação, cada uma com a sua aplicação, mas dentre elas a mais utilizada foi a equação descoberta por Eyring em 1930. Esta equação é dada pela fórmula abaixo:

Qual é o tempo de reverberação?

Podemos considerar que o tempo de reverberação é o tempo em que o som se apresenta audível em um determinado local, que pode ser uma sala de aula, um auditório, um teatro, um cinema, enfim, qualquer lugar que possa sofrer influência sonora. Essa questão é bem comum em salas de aula.

Como medir o tempo de reverberação de salas?

O procedimento para medição de tempo de reverberação de salas é descrito com bastante detalhes pelas normas ISO 3382-1, 3382--3. Juntas essas três normas descrevem as formas de medição do T60 em salas especiais, escritórios de planta aberta e em salas comuns. É uma excelente norma para ter em mãos na hora de realizar projetos de acústica!

Quem é o responsável pelos cálculos de reverberação?

Ele é o responsável pelos cálculos de reverberação, que vão orientar o arquiteto durante as etapas do projeto. Por exemplo, é a partir dessas informações que o profissional pode definir qual será o tamanho da plateia, a distância entre ela e o palco, o modelo das poltronas, entre outras características do projeto.

Postagens relacionadas: