O que é tensão efetiva no solo?

Índice

O que é tensão efetiva no solo?

O que é tensão efetiva no solo?

Ouça em voz altaPausar3. a tensão normal efetiva (σ‟ ou σ) no plano, representando a tensão transmitida apenas através do esqueleto do solo. ... Uma força normal P aplicada em uma área A pode ser suportada parcialmente pelas forças entre as partículas e parcialmente pela pressão da água nos poros.

Qual o valor da Poropressão no solo seco por quê?

Ouça em voz altaPausartotal na superfície do solo da mesma forma que a água aplica um tensão na base de um copo de água. um solo saturado e 16kN/m3 para um solo seco. E o peso específico da água vale 10kN/m3. conhecida como pressão de poro ou pressão neutra - u.

Como ocorre a distribuição das tensões no solo num plano horizontal e com a profundidade provocadas por um carregamento externo?

Ouça em voz altaPausar1 DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES Como a somatória dos acréscimos das tensões verticais, nos planos horizontais, em qualquer profundidade, é sempre constante, os acréscimos das tensões imediatamente abaixo da área carregada diminuem à medida que a profundidade aumenta, porque a área atingida aumenta com a profundidade.

O que é princípio das tensões efetivas?

Ouça em voz altaPausarO princípio das tensões efetivas foi estabelecido por Terzaghi em 1923. A água existente no solo que não se comunica com o lençol freático forma meniscos capilares como mostra na figura – chamado de sucção. Nesta situação diz-se que o solo está não-saturado.

Quem estabeleceu É o que diz o princípio das tensões efetivas?

Ouça em voz altaPausar2 – a pressão neutra ( ) ou poro-pressão é a pressão da água. Pressão neutra e tensões efetivas. Terzaghi estabeleceu o Princípio das Tensões Efetivas, que pode ser expresso em duas partes: ... O acréscimo de tensão foi efetivo, pois a esponja se deformará expulsando água do seu interior.

Como calcular o bulbo de pressão?

Ouça em voz altaPausarChegou-se à conclusão que a profundidade do bulbo de tensões é Z = α ⋅ B \mathrm{Z=\alpha\cdot B} Z=α⋅B, onde B é a menor dimensão da fundação considerada, conforme ilustrado na figura abaixo.

O que é pressão Geostática?

Ouça em voz altaPausarAs tensões no solo, de maneira simplificada, podem ser divididas em geostáticas e induzidas. As tensões geostáticas são aquelas decorrentes do próprio peso próprio do solo e da água presente em seus interstícios.

Qual o valor da pressão neutra em solo seco?

Ouça em voz altaPausarum solo saturado e 16kN/m3 para um solo seco. E o peso específico da água vale 10kN/m3. conhecida como pressão de poro ou pressão neutra - u.

Qual a relação que determina as tensões que atuam nos solos?

Ouça em voz altaPausarA pressão neutra devido à ascensão capilar é negativa. No solo, os vazios interligados formam capilares; a formação de meniscos nestes provoca o aparecimento de tensões de contato. A ação das forças capilares desaparece caso ocorra saturação do solo. Ocorrem devido ao peso próprio do solo.

Qual é a tensão efetiva?

A tal tensão daremos o nome de poropressão (ou pressão neutra); Restante da tensão total suportado pelos sólidos em seus pontos de contato. A soma das componentes verticais das forças desenvolvidas em tais pontos por unidade de área de seção transversal é chamada de tensão efetiva.

Como calcular a tensão do solo?

Agora, por fim, para determinar a tensão admissível do solo através de métodos teóricos, devemos dividir a capacidade de carga calculada pelo fator de segurança de 3,0. Vale lembrar que ainda existem casos especiais para a utilização dessa fórmula de Terzaghi, por exemplo: presença de solo estratificado e de lençol freático.

Como calcular a tensão efetiva em solos submersos?

Vale ressaltar também, que para o cálculo da tensão efetiva em solos que se encontram em camadas submersas é necessário utilizar o peso do solo submerso, de forma que um acréscimo na pressão neutra sobre uma camada não tenha efeito nas propriedades mecânicas do solo.

Como calcular a tensão vertical?

A tensão vertical, em qualquer profundidade, é calculada simplesmente considerando o peso de solo acima daquela profundidade. Logo, se o peso específico do solo é constante em cada uma das camadas, a tensão vertical total pode ser calculada a partir da seguinte formulação: \\mathrm{\\sigma_v = \\gamma \\cdot z} Onde:

Postagens relacionadas: