Como surgiu a progressão geométrica?

Índice

Como surgiu a progressão geométrica?

Como surgiu a progressão geométrica?

A soma dos termos de uma PG é calculada através da seguinte expressão matemática: Existem relatos do uso de progressões no papiro de Ahmés (século XVII a.C.). Criadas por Fibonacci davam continuidade aos estudos e de alguma forma as progressões estavam presentes em diversas pesquisas.

Quais são as progressões geométricas?

As progressões geométricas podem ser classificadas como: Crescentes: a PG tem uma razão sempre positiva e maior que 1, como em nosso exemplo anterior. Decrescentes: os termos da sequência são decrescentes, portanto, o sucessor será menor que o antecessor. A razão pode ser sempre positiva e diferente de zero.

Como dividir as progressões geométricas?

De acordo com o valor da razão (q), podemos dividir as Progressões Geométricas (PG) em 4 tipos: Na PG crescente a razão é sempre positiva (q > 0) formada por números crescentes, por exemplo: Na PG decrescente, a razão é sempre positiva (q > 0) e diferente de zero (0) formada por números decrescentes.

Qual é a evolução geométrica?

Progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica em que, após o primeiro termo, os termos posteriores da sequência são construídos a partir da multiplicação de uma razão q pelo termo antecessor. - PG de razão 3 em que o primeiro termo é 2.

Qual a diferença entre as progressões aritméticas?

A comparação entre as progressões é muito comum, e as diferenças estão na definição de cada uma delas. Na progressão aritmética, a partir do primeiro termo, existe uma razão r que é somada ao primeiro termo para gerar o segundo termo, logo, de um termo para o outro, a diferença sempre é igual à razão.

Postagens relacionadas: