Tem PIS e Cofins na venda de ativo imobilizado?

Índice

Tem PIS e Cofins na venda de ativo imobilizado?

Tem PIS e Cofins na venda de ativo imobilizado?

A Lei 9.718 de 1.998, alterada pela MP 2.158/2001, dispõe que as receitas obtidas com a venda de bens do ATIVO PERMANENTE são isentas da COFINS e do PIS. ... Também aqui, a isenção refere-se somente à venda de bens do Ativo Imobilizado.

O que quer dizer venda de ativo imobilizado?

O ativo imobilizado serve para serem mantidos por uma companhia para uso na produção ou na venda de mercadorias e prestação de serviços. É esperado seu uso por mais de 12 meses e de se conseguir benefícios econômicos com a sua utilização. O seu valor registrado na contabilidade é o chamado contábil.

Quais são os exemplos de ativo imobilizado?

Podemos citar como exemplos de ativo imobilizado e que sofrem depreciação, itens como: -benfeitorias em imóveis de terceiros, dentre outros. -ativos relativos à exploração e avaliação de recursos minerais. Ficou mais claro o que é ativo imobilizado? Se ainda tiver dúvidas ou tiver outros exemplos de ativo imobilizado, deixe nos comentários!

Qual a depreciação de um ativo imobilizado?

Um ativo imobilizado sofre depreciação contínua desde o momento que está disponível para uso até o momento em que é vendido (depreciação gerencial) ou tem seu valor reduzido à zero (depreciação fiscal). O primeiro caso é importante para calcular o preço de revenda de um equipamento ou veículo utilizado na operação.

Como saber a vida útil de um equipamento imobilizado?

Saber a vida útil também te ajuda a definir o prazo máximo para a troca de um material que esteja desvalorizado ou obsoleto. Estender a vida útil de seus equipamentos é desejável, mas trabalhar com componentes obsoletos pode afetar sua produção. Nem todo ativo imobilizado vai obedecer a mesma fórmula de cálculo de depreciação.

Como calcular a depreciação de um ativo?

Assim, no início da vida útil de um ativo, o valor da depreciação é maior do que ao final, visto que ocorre gradualmente a redução do valor da depreciação na medida em que o bem envelhece. A taxa percentual utilizada para calcular a depreciação é constante durante os períodos.

Postagens relacionadas: