Como o pensamento de Foucault se relaciona com a educação?

Índice

Como o pensamento de Foucault se relaciona com a educação?

Como o pensamento de Foucault se relaciona com a educação?

Foucault tratou diretamente de questões relativas à Educação apenas em Vigiar e punir, mais especificamente na parte sobre a disciplina, e nos cursos finais, sobre os modos de subjetivação na Antiguidade, nos quais aparecem comentários pontuais, muitas vezes críticos, à Pedagogia.

Qual é a importância e a inovação de Michel Foucault na cultura ocidental?

Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das idéias pedagógicas na Idade Moderna.

O que é a escola para Foucault?

Filosofia continental Influence and reception of Friedrich NietzschePós-estruturalismo Michel Foucault/Escolas

O que o Foucault defendia?

Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. ... Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.

Como se chama a escola filosófica que caracteriza o pensamento de Foucault?

Palavras-chave: Foucault. Honneth. Escola de Frankfurt. Crítica do Poder.

O que Foucault fala sobre sexo?

Segundo FOUCAULT 2 , a sexualidade é um comutador que nenhum sistema moderno de poder pode dispensar. ... As relações de poder são, antes de tudo, produtivas. O foco principal do autor são os efeitos do poder e a produção de "verdade".

Como citar microfísica do poder?

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organizaçao e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

Quais são os cinco pontos da teoria do poder de Foucault?

A leitura de formulações de Foucault e de Gilles Deleuze delimita a abordagem. Tópicos complexos como liberdade, resistência, sujeito, estatização, poder estático, biopolítica, entre outros são abordados pontualmente.

Postagens relacionadas: