Como fazer uma citação do Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

Índice

Como fazer uma citação do Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

Como fazer uma citação do Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

O que é o Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

É o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ou seja, um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

Quando foi elaborado o Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

O RCNEI é um documento que foi elaborado pelo Ministério da Educação em 1998 com o objetivo de auxiliar o professor de educação infantil no trabalho educativo diário junto às crianças pequenas, servindo de base para as discussões entre profissionais da área em todo o país, não sendo, entretanto, de uso obrigatório.

Quais são os três volumes do Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo.

O que é um referencial curricular?

O referencial curricular deve apresentar uma concepção da imagem de estudante da Educação Básica que se leva em consideração, a partir das singularidades e formações identitárias e culturais próprias de cada região.

Quais são as linguagens a serem trabalhadas na Educação Infantil Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência

  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais os objetivos gerais da Educação Infantil que estão estabelecidos pelo Rcnei?

Como definição, o RCNEI traz o seguinte texto: “A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ” (LDB ...

Quais são os três volumes do Rcnei?

No mês de outubro de 1998, a versão final do RCNEI foi divulgada. Ela foi organizada em três volumes: Introdução, Formação pessoal e social e Conhecimento de mundo.

Qual o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil?

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0913497/CA 142 BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil

Qual é o referencial da Educação Infantil?

É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil. O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil. É necessário ressaltar que todas as idéias e propostas contidas no Referencial são tão-somente sugestões. Não há obrigação de segui-las.

Como foi concebido o referencial?

O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

Qual a relevância do referencial?

O referencial é de grande relevância no aspecto da formacao docente , pois o orienta no processo de ensino aprendizagem visando a melhoria de qualidade do trabalho pedagógico, levando em consideração as vertentes sociais e culturais de cada criança e de suas familias.

Postagens relacionadas: