Como comprovar relação de dependência?

Índice

Como comprovar relação de dependência?

Como comprovar relação de dependência?

Qual é o documento hábil para comprovar a relação de dependência? Para o cônjuge e filhos, a prova desta relação é feita por meio de certidão de casamento e de nascimento.

Como saber quem pode ser dependente?

Mas antes de reduzir a base de cálculo do imposto, é importante saber quem pode ser dependente e, o mais importante, como comprovar essa relação. De acordo com a Receita Federal, ao declarar cônjuge e filhos como dependentes, por exemplo, o documento que irá comprovar a relação de dependência são as certidões de casamento e nascimento.

Como se declarar dependente de outra pessoa?

Se declarar como dependente de outra pessoa pode ser útil em casos de pessoas sem renda e com invalidez, além de outras utilidades também. Vale mostrar o documento que declara dependência na hora de declarar o imposto de renda. Para se declarar dependente existe uma série de regras que selecionam quem realmente está apto à dependência.

Quem é o co-dependente?

Existe uma espécie de pacto de silencio para não se mudar em nada o equilíbrio da relação, mesmo que seja em direção ao crescimento. Melody Beattie, em seu livro Co-dependência Nunca Mais [i], define o co-dependente como uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la e é obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa .

Como comprovar a relação de dependência?

De acordo com a Receita Federal, ao declarar cônjuge e filhos como dependentes, por exemplo, o documento que irá comprovar a relação de dependência são as certidões de casamento e nascimento. Se o contribuinte não for casado no papel, é necessária a prova de coabitação, que pode ser conseguida com a declaração de união estável.

Postagens relacionadas: