Quais as contribuições da psicologia para o campo da saúde mental do trabalhador?
Índice
- Quais as contribuições da psicologia para o campo da saúde mental do trabalhador?
- Quais são as possibilidades de atuação do psicólogo permitidas pelo CFP?
- Quais são as contribuições da psicologia para o Matriciamento em saúde mental?
- Quais são as contribuições da psicologia para as transformações na construção do cuidado?
- Qual a prioridade do psicólogo organizacional e do trabalho?
- Como o psicólogo trabalha em uma organização?
- Como o profissional de psicologia pode desenvolver seu trabalho individualmente?
- Qual a responsabilidade dos psicólogos?
Quais as contribuições da psicologia para o campo da saúde mental do trabalhador?
Pode-se dizer que, no âmbito SUS, o campo da saúde mental e trabalho encontra nos psicólogos importante base técnica de sustentação. A psicologia tem oferecido contribuição para a compreensão da subjetividade do trabalhador, sobretudo nas vivências de sofrimento no trabalho e nas patologias dele decorrentes.
Quais são as possibilidades de atuação do psicólogo permitidas pelo CFP?
O psicólogo desempenha suas funções e tarefas profissionais individualmente e em equipes multiprofissionais, em instituições privadas ou públicas, em organizações sociais formais ou informais, atuando em: hospitais , ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, ...
Quais são as contribuições da psicologia para o Matriciamento em saúde mental?
São várias as concepções trazidas sobre o matriciamento em saúde mental: prática exclusiva da Psicologia; estratégia envolta a hierarquias e cobranças; proposta favorável ao compartilhamento entre equipes.
Quais são as contribuições da psicologia para as transformações na construção do cuidado?
As contribuições da psicologia situam-se na possibilidade de criar espaços e dispositivos de diálogo aos usuários e equipe fortalecendo o autocuidado e autonomia, atuando como facilitador dos modos de vida e de grupos e pessoas inseridas no mesmo contexto territorial da ESF colaborando na transformação do ...
Qual a prioridade do psicólogo organizacional e do trabalho?
Através de mudanças planejadas e participativas, o psicólogo organizacional e do trabalho prioriza pelo desenvolvimento da pessoa, pois o crescimento individual fomentado deve conduzi-lo a aprender sua inserção nas relações com o grupo e as relações do grupo com a estrutura organizativa e com a sociedade.
Como o psicólogo trabalha em uma organização?
O psicólogo que trabalha em uma empresa/organização deve trabalhar com estratégias que possibilitem a construções das interações humanas, pois o mundo do trabalho produz diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da sociedade.
Como o profissional de psicologia pode desenvolver seu trabalho individualmente?
O profissional de Psicologia, ainda que possa desenvolver seu trabalho individualmente, encontra-se sempre inserido em um contexto mais geral, que engloba a categoria profissional e a sociedade.
Qual a responsabilidade dos psicólogos?
A partir desta Lei Federal, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, o Estado delega-lhes a responsabilidade de acompanhar o exercício profissional de psicólogos tendo em vista oferecer à sociedade a qualidade técnica e ética dos serviços prestados pelos psicólogos.