Como contabilizar PIS sobre vendas?
Índice
- Como contabilizar PIS sobre vendas?
- Como contabilizar os créditos de PIS e COFINS?
- O que é PIS sobre vendas?
- Como contabilizar a exclusão ICMS base de cálculo PIS e Cofins?
- Como recuperar créditos de PIS e COFINS?
- Como lançar PIS e Cofins?
- O que é PIS sobre faturamento?
- Como você pode utilizar créditos do PIS e COFINS?
- Como deve ser contabilizado o débito da conta PIS sobre a receita?
- Quais são as despesas financeiras do PIS?
- Qual o raciocínio da COFINS?
Como contabilizar PIS sobre vendas?
Os débitos decorrentes da venda de mercadorias devem ser contabilizados levando-se a débito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Deduções da Receita Operacional Bruta" nas Contas de Resultados e a crédito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Tributos e Contribuições a Recolher" no Passivo Circulante.
Como contabilizar os créditos de PIS e COFINS?
Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.
O que é PIS sobre vendas?
O PIS também é uma contribuição social, cujo pagamento é igualmente obrigatório. Todavia, ele é calculado sobre o faturamento bruto do negócio, com alíquotas que variam de 0,65% a 1,65%.
Como contabilizar a exclusão ICMS base de cálculo PIS e Cofins?
A exclusão deverá ser aplicada ao valor destacado na nota fiscal e não do efetivamente recolhido. Isso porque, além do impacto ao recalcular o imposto é preciso apurar o valor pago a maior e indevido para o PIS e a Cofins, e ficar atento ao processo contábil e atualizações referentes a esta decisão.
Como recuperar créditos de PIS e COFINS?
Para recuperar os valores de tributos é necessária uma ação judicial chamada “Ação de indébito” na Justiça Federal, competente para julgar causas tributárias federais. O contribuinte deverá apresentar os documentos fiscais que fundamentam as vendas, e assim o recolhimento de ICMS.
Como lançar PIS e Cofins?
PIS E COFINS NÃO CUMULATIVO - CONTABILIZAÇÃO
- Desta forma, conclui-se que é obrigatório a contabilização do crédito do PIS e da COFINS, não bastando contabilizar o encargo correspondente pelo valor líquido (débito menos crédito), devendo sê-lo destacadamente.
- A seguir, apresentamos exemplos de contabilização:
O que é PIS sobre faturamento?
O que é PIS/Cofins? ... O PIS (Programa de Integração Social) existe para que haja um fundo de amparo ao trabalhador. Para isso, é cobrado das empresas um determinado valor sobre o seu faturamento, que irá constituir o fundo e garantir ao trabalhador o direito a Abono Salarial e Seguro-Desemprego.
Como você pode utilizar créditos do PIS e COFINS?
Você não pode (indiscriminadamente) utilizar créditos do PIS e da COFINS até mesmo para aquisições de despesas de consumo. Para melhor entendimento, sugiro a leitura da matéria intitulada Contribuição para o PIS e a COFINS Regime de Incidência Não-Cumulativa disponibilizada pela Receita Federal no link indicado.
Como deve ser contabilizado o débito da conta PIS sobre a receita?
Por conseguinte, deve ser contabilizado a débito da conta "PIS a Recuperar" no Ativo Circulante e a crédito da conta "PIS sobre a Receita" nas Contas de Resultado.
Quais são as despesas financeiras do PIS?
Nota: observar que as despesas financeiras não geram mais créditos do PIS, a partir de 01.08.2004. * Estas contas são redutoras de custos ou despesas.
Qual o raciocínio da COFINS?
- No exemplo foi mencionado apenas o PIS, mas a COFINS segue o mesmo raciocínio devendo ser mudado apenas o percentual e o nome das contas dentro dos respectivos grupos.