Como contabilizar vendas de sucatas?

Índice

Como contabilizar vendas de sucatas?

Como contabilizar vendas de sucatas?

Se o objetivo da sua empresa for venda de sucatas, deverá lançar em Receitas Operacionais. Se não for, mas a sucata em questão é residuo de produção da empresa, deverá ser lançados em Outras Receitas Operacionis. Se no entanto, sua empresa não tem nada a ver com sucata, deverá ser lançado em Receitas não operacionais.

Como é contabilizada a sucata?

Contabilmente, os custos incorridos nos bens sucateados devem ser agregados aos custos de fabricação dos produtos bons aproveitados. No caso de sucatas que não sejam relativas ao processo de produção, os seus custos devem ser retirados do custo de produção e lançados como perdas no resultado do período.

Como emitir nota fiscal de venda de sucata?

Comprando sucata no Simples Nacional Emitir uma nota fiscal, relativa a cada aquisição de mercadoria; Escriturar no livro Registro de Entrada; Recolher o devido ICMS, de acordo com o Guia de Recolhimento Especial do seu Estado, até o último dia do segundo mês subsequente ao da operação.

Como contabilizar uma venda de um subprodutos?

A contabilização da venda dos subprodutos deverá estar atrelada aos custos dos produtos que geraram os resíduos originários dos subprodutos, ou seja, a economia de custos será daquele conjunto de pro- dutos elaborados cuja produção tenha gerado os resíduos utilizados na fabricação de subprodutos.

Como contabilizar ajuste de estoque?

Na contabilidade, a regularização das divergências entre o estoque físico e o contábil deve ser efetuada mediante registro a débito ou a crédito da conta de Estoques, conforme sejam apuradas faltas ou sobras, respectivamente.

O que é o imobilizado?

Ativo imobilizado é o conjunto de bens relacionados com a manutenção da empresa. São bens tangíveis, ou seja, físicos. Ele é uma parte que geralmente é utilizada para gerar renda. Para a Receita Federal o seu conceito é conjunto de bens e que abrangem os custos de benfeitorias.

Como será classificado o produto da venda de sucatas?

Subprodutos – são produtos que emergem do ponto de separação e cujas vendas são relativamente pequenas se comparadas às vendas dos produtos principais. Sucatas – são os produtos que não satisfazem aos padrões exigidos pelos clientes para as unidades perfeitas, e são descartadas ou vendidas a preços reduzidos.

Onde fica o estoque no balanço patrimonial?

Ativo Circulante (continuação) São as mercadorias para serem revendidas que a empresa possui. Essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço.

Qual o CFOP de venda de sucata?

Tratando-se de venda de sucata, de material adquirido de terceiro, o CFOP será o 5.102 (operação interna)/6.102 (operação interestadual).

Qual o CFOP usado para venda de sucata?

O distribuidor entende que a revenda das embreagens usadas para a Consulente deveria ser feita com CFOP 5.949 ("Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"), com descrição da mercadoria "sucata de ferro" (NCM 7204.29.00), com diferimento do ICMS com base no artigo 392 do RICMS/2000.

Qual o valor do estoque de sucata?

No caso de sucatas que não sejam relativas ao processo de produção, os seus custos devem ser retirados do custo de produção e lançados como perdas no resultado do período. Os estoques de sucata a serem comercializados existirão fisicamente, devendo ser controlado pela empresa, no entanto, não terá valor contábil.

Quem é um fornecedor de sucata?

Um pequeno fornecedor de sucata - entenda-se "bens constantes do anexo E do CIVA." E, pela redacção da Informação Vinculativa constantes do processo 5411 em II.

Quais são os custos de produção dos produtos sucateados?

Contabilmente, os custos incorridos nos bens sucateados devem ser agregados aos custos de fabricação dos produtos bons aproveitados. No caso de sucatas que não sejam relativas ao processo de produção, os seus custos devem ser retirados do custo de produção e lançados como perdas no resultado do período.

Qual a diferença entre um sucateado e outro?

A diferença entre um e outro reside no fato de que a sucata não tem um mercado garantido de comercialização e os preços bastante incertos enquanto os subprodutos têm condições de demanda e de preços bons. Contabilmente, os custos incorridos nos bens sucateados devem ser agregados aos custos de fabricação dos produtos bons aproveitados.

Postagens relacionadas: