Como contabilizar ICMS s compra?

Índice

Como contabilizar ICMS s compra?

Como contabilizar ICMS s compra?

3 – Na subguia GERAL, no quadro IMPOSTO A RECUPERAR preencher da seguinte forma:

  1. Campo Conta – Informe a conta ICMS a Recuperar do Ativo Circulante;
  2. Campo Histórico – Informe o histórico do lançamento contábil do ICMS sobre compras;
  3. Campo Imposto Compras – Deixe o campo sem conta informada 'em branco';

O que é depreciação acumulada ativo ou passivo?

Depreciação acumulada é uma conta retificadora do ativo imobilizado cujo objetivo é de apresentar a redução da capacidade do ativo em gerar fluxos de caixa. Seu cálculo e contabilização corretas são muito importantes para uma correta apuração de resultado da entidade.

Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS?

Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.

Como tributar o PIS e a COFINS?

Nas empresas tributadas pelo Lucro Real Trimestral ou Lucro Real por Estimativa (salvo raras exceções) o PIS e a COFINS obedecem ao regime da Não Cumulatividade e devem ser "apurados" via conta gráfica.

Qual a origem da restrição do PIS e COFINS?

Essa restrição foi incorporada a legislação, antes da decisão do STJ e antes de outras decisões que estão ampliando a possibilidade de crédito do PIS e Cofins no regime não cumulativo. Analisando a mesma de forma específica, identificamos, que ela apresenta um contrassenso de acordo com os parâmetros básicos para o crédito.

Como deve ser contabilizado o débito da conta PIS sobre a receita?

Por conseguinte, deve ser contabilizado a débito da conta "PIS a Recuperar" no Ativo Circulante e a crédito da conta "PIS sobre a Receita" nas Contas de Resultado.

Postagens relacionadas: