Como contabilizar receita de aluguel de imóveis próprios?
Índice
- Como contabilizar receita de aluguel de imóveis próprios?
- Como contabilizar reforma em imóveis de terceiros?
- Como contabilizar aluguel de imóveis a receber?
- Como fazer uma reforma de um imóvel?
- Quando deve ser declarada a reforma do imóvel?
- Quais são as reformas mais frequentes?
- Quais são as despesas relacionadas com a compra e construção de imóveis?
Como contabilizar receita de aluguel de imóveis próprios?
Conforme Protocolo nº 108260, imóveis destinados à aluguéis, devem ser contabilizados no Imobilizado (investimentos) e DEVEM ser depreciados. Já conforme Protocolo nº 183844, imóveis destinados à aluguéis, devem ser contabilizados no Imobilizado (investimentos) e NÃO DEVEM ser depreciados.
Como contabilizar reforma em imóveis de terceiros?
Todos estes gastos devem ser registrados como despesas operacionais dedutíveis. De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda – RIR/99, no art. 301, os custos das benfeitorias em imóveis de terceiros serão registrados como ativo imobilizado, para que seja amortizado ou depreciado.
Como contabilizar aluguel de imóveis a receber?
No caso de provisionamento na contabilidade da imobiliária, sendo a contabilidade feita da maneira tradicional, pelo regime de competência, deverá utilizar uma conta do Ativo Circulante que poderá chamar-se Alugueis a Receber e a contra-partida desta uma conta no Passivo Circulante com o nome, Contratos de Aluguel.
Como fazer uma reforma de um imóvel?
Exemplo: Reforma de um apartamento, Reforma de um Telhado, Reforma do Escritório, tudo isto sem alterar a estrutura de um prédio ou do bem em reforma, reforma de uma máquina, um veículo , etc.
Quando deve ser declarada a reforma do imóvel?
O valor gasto com a reforma deve ser somado ao valor declarado em "Situação em 11". A soma deve ser informada em "Situação em 12". As despesas com manutenção do imóvel não são consideradas benfeitorias no imóvel e, assim, não devem ser informados na declaração. A informação é da consultoria BDO.
Quais são as reformas mais frequentes?
Reformas - são menos frequentes e, via de regra, alteram a condição de uso do bem atribuindo-lhe uma utilidade ou uma expectativa de vida útil maior do que a que havia antes da reforma.
Quais são as despesas relacionadas com a compra e construção de imóveis?
Na situação em análise é colocada a questão do enquadramento contabilístico das despesas relacionadas com a compra e construção de imóveis. A entidade em causa exerce a atividade de compra, reconstrução e venda de imóveis.