Como contabilizar receita de aluguel de imóveis próprios?

Índice

Como contabilizar receita de aluguel de imóveis próprios?

Como contabilizar receita de aluguel de imóveis próprios?

Conforme Protocolo nº 108260, imóveis destinados à aluguéis, devem ser contabilizados no Imobilizado (investimentos) e DEVEM ser depreciados. Já conforme Protocolo nº 183844, imóveis destinados à aluguéis, devem ser contabilizados no Imobilizado (investimentos) e NÃO DEVEM ser depreciados.

Como contabilizar reforma em imóveis de terceiros?

Todos estes gastos devem ser registrados como despesas operacionais dedutíveis. De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda – RIR/99, no art. 301, os custos das benfeitorias em imóveis de terceiros serão registrados como ativo imobilizado, para que seja amortizado ou depreciado.

Como contabilizar aluguel de imóveis a receber?

No caso de provisionamento na contabilidade da imobiliária, sendo a contabilidade feita da maneira tradicional, pelo regime de competência, deverá utilizar uma conta do Ativo Circulante que poderá chamar-se Alugueis a Receber e a contra-partida desta uma conta no Passivo Circulante com o nome, Contratos de Aluguel.

Como fazer uma reforma de um imóvel?

Exemplo: Reforma de um apartamento, Reforma de um Telhado, Reforma do Escritório, tudo isto sem alterar a estrutura de um prédio ou do bem em reforma, reforma de uma máquina, um veículo , etc.

Quando deve ser declarada a reforma do imóvel?

O valor gasto com a reforma deve ser somado ao valor declarado em "Situação em 11". A soma deve ser informada em "Situação em 12". As despesas com manutenção do imóvel não são consideradas benfeitorias no imóvel e, assim, não devem ser informados na declaração. A informação é da consultoria BDO.

Quais são as reformas mais frequentes?

Reformas - são menos frequentes e, via de regra, alteram a condição de uso do bem atribuindo-lhe uma utilidade ou uma expectativa de vida útil maior do que a que havia antes da reforma.

Quais são as despesas relacionadas com a compra e construção de imóveis?

Na situação em análise é colocada a questão do enquadramento contabilístico das despesas relacionadas com a compra e construção de imóveis. A entidade em causa exerce a atividade de compra, reconstrução e venda de imóveis.

Postagens relacionadas: