Como lançar parcelamento de impostos na contabilidade?
Índice
- Como lançar parcelamento de impostos na contabilidade?
- Quais são os impostos federais que podem ser parcelados?
- Como contabilizar FCP?
- Quais são as multas dedutíveis?
- Como manter o controle de juros sobre parcelamento de tributos?
- Por que parcelamento de tributos é uma confissão de dívida?
- Qual a finalidade do parcelamento de débitos?
- Quanto custa parcelamento de declarações acessórias?
Como lançar parcelamento de impostos na contabilidade?
Os parcelamentos de impostos são enfileirados todos no mês da competência do imposto, ou seja, por exemplo, se o PIS de janeiro for parcelado em 3 vezes, todas as parcelas serão enfileiradas na Contabilização de janeiro, mesmo que o vencimento das parcelas seja em outros meses posteriores.
Quais são os impostos federais que podem ser parcelados?
O parcelamento de débitos tributários no Brasil Os seguintes tipos de débito podem ser parcelados: impostos federais (PIS, COFINS, CSLL, IRPJ); impostos estaduais (ICMS, IPVA, ITR); impostos municipais (ISS, IPTU etc.);
Como contabilizar FCP?
A contabilização dos valores relativos ao FCP ou FCP ST seguirão o padrão existente atualmente no módulo do Recebimento para o ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, dessa forma esses valores serão somados aos valores do ICMS do documento.
Quais são as multas dedutíveis?
São dedutíveis as multas compensatórias e aquelas impostas pelo cumprimento de obrigações que não resulte falta ou insuficiência de pagamento de tributos. ... Como exemplo de multas compensatórias temos as multas pelo pagamento espontâneo, em atraso, de IR, CSLL, IPI, COFINS e PIS/PASEP.
Como manter o controle de juros sobre parcelamento de tributos?
A empresa deve manter o controle e a contabilização mensal dos juros incidentes sobre o parcelamento de tributos, pois os mesmos são dedutíveis pelo regime de competência. A atualização trará a empresa economia de IRPJ e CSSL.
Por que parcelamento de tributos é uma confissão de dívida?
Sendo o próprio parcelamento comprovante hábil da despesa contabilizada, por ser o parcelamento de tributos uma confissão de dívida de determinado tributo ainda não declarado ou declarado e não pago. Neste caso o Regime de Competência passa a ser a data da emissão do Parcelamento, o qual é caracterizado como Confissão de Dívidas.
Qual a finalidade do parcelamento de débitos?
A solicitação do parcelamento de débitos depende, em linhas gerais, da natureza e do período de apuração dos débitos alcançados pelo parcelamento, bem como da competência dos órgãos arrecadadores. Todos os parcelamentos aprovados são regulamentados por norma específica.
Quanto custa parcelamento de declarações acessórias?
Em relação às multas geradas por atraso na entrega de declarações acessórias, o pedido de parcelamento somente poderá ser feito após o seu devido lançamento. Os débitos do parcelamento geral poderão ser divididos em até 60 parcelas mensais, observado o valor mínimo de cada parcela.