Como contabilização IR e CSLL Lucro Real?

Índice

Como contabilização IR e CSLL Lucro Real?

Como contabilização IR e CSLL Lucro Real?

Lucro Real Trimestral Se o IRPJ e CSLL incidem sobre o lucro, a contabilização dos mesmos se dá a partir da apuração deste, ou seja, você deverá apurar o lucro contábil, ajustá-lo pelas adições, exclusões e compensações para chegar ao lucro real. Sobre este último, incidirão o IRPJ e a CSLL.

Como lançar o IRPJ na contabilidade?

Quando a empresa opta por pagar o IRPJ de forma estimada, mensal, os pagamentos do IRPJ respectivo não devem ser debitados em conta de resultado, mas sim em conta de ativo circulante, já que na apuração do balanço anual se fará a compensação das parcelas pagas com o IRPJ apurado.

Como fazer a contabilidade de uma empresa de Lucro Real?

A opção pelo Lucro Real é adotada quando o lucro efetivo (Lucro Real) é inferior a 32% do faturamento no período de apuração. Para cálculo do Imposto de Renda de pessoas jurídicas, a alíquota é de 15% para lucro de até R$20.000,00 mensais, e 25% nos casos em que o lucro for superior a esse valor no mesmo período.

Como contabilizar Imposto?

Relatório de Apuração de Impostos

  1. Acesse Consultas e Relatórios/Fiscal/Apuração de Impostos.
  2. Informe o período de apuração e o tributo a ser apurado. Exemplo: ICMS. São apresentadas todas as notas faturadas, o imposto devido, as retenções nas vendas, as compras, os créditos, o valor líquido a pagar ou a crédito.

Como se dá a contabilização do IRPJ e do CSLL?

Tendo isto em conta fica bem mais fácil o entendimento da forma de contabilização de ambos. Confira: Se o IRPJ e CSLL incidem sobre o lucro, a contabilização dos mesmos se dá a partir da apuração deste, ou seja, você deverá apurar o lucro contábil, ajustá-lo pelas adições, exclusões e compensações para chegar ao lucro real.

Como estabelecer o tratamento contábil dos tributos sobre o lucro?

O objetivo do CPC 32 é estabelecer o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro.

Quais são os tributos do lucro real?

No Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração do Lucro Real pode ser trimestral ou anual. Os números são aplicáveis em cima da base de cálculo (32%).

Qual o imposto de renda e contribuição social sobre o lucro?

IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO – PAGAMENTO POR ESTIMATIVA MENSAL

Postagens relacionadas: