Onde lançar marcas e patentes na contabilidade?

Índice

Onde lançar marcas e patentes na contabilidade?

Onde lançar marcas e patentes na contabilidade?

Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04).

O que são marcas e patentes?

A marca registrada é um símbolo que identifica e diferencia um produto ou serviço. Patente pode ser uma invenção e envolve um conceito mais inovador. ... Já a patente é um pouco mais abstrata, uma vez que protege ideias que são colocadas em prática, como um novo processo ou modelo de negócio, por exemplo.

Em qual conta contábil são realizados os lançamentos pertinentes às marcas das empresas?

Esse lançamento é realizado tanto nas contas patrimoniais — que são aquelas pertencentes ao ativo, passivo e patrimônio líquido — como nas de resultado, que são as receitas e despesas.

Qual o valor do registro de marcas e patentes?

Além do valor pago pela marca, a ABC ainda pagou o valor de R$ 10 mil a título de custos, emolumentos e taxas de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro de marcas e patentes. Assim, a contabilização referente à aquisição da marca e das despesas legais de registro será feita da seguinte forma:

Como medir o valor de marcas e patentes?

Medir o valor de marcas e patentes, então, pode ser difícil devido justamente a incerteza da mensuração de seus valores e da estimação de suas vidas úteis. Apesar disso, essa não é uma questão que deve ser ignorada, já que ambos são valiosos para um negócio.

Qual a classificação das marcas e patentes?

Esse é um questionamento que o gestor da empresa poderá te fazer em uma auditoria da sua empresa por exemplo. Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil.

Quando é necessário fazer o registro de uma marca?

Para fazer o registro de uma marca, é necessário pagar pelo menos duas taxas. Uma no momento da entrada do pedido e outra quando receber o registro. Se durante o processo for solicitada alguma outra ação, como a apresentação de documentos complementares, outras taxas podem ser solicitadas.

Postagens relacionadas: