Como contabilizar o recebimento de sinistro?
Índice
- Como contabilizar o recebimento de sinistro?
- Como lançar na contabilidade recebimento de seguro?
- O que é um sinistro na contabilidade?
- Como contabilizar roubo de ativo imobilizado?
- O que é bem sinistrado?
- Como baixar na contabilidade veículo roubado?
- Como é o processo de sinistro?
- Como registrar eventos em decorrência de sinistro?
- Qual o valor correspondente aos bens cobertos por seguro?
- Como contabilizar a indemnização por um bem imobilizado?
- Como receber a indenização da seguradora?
Como contabilizar o recebimento de sinistro?
O valor correspondente à indenização em decorrência de sinistro de bens do Ativo Imobilizado será tratado, contabilmente, como outras receitas operacionais. Contabilmente, o bem sinistrado será baixado do patrimônio, e a contrapartida será registrada na conta Ganho ou Perda de Capital, na conta de Resultado.
Como lançar na contabilidade recebimento de seguro?
INDENIZAÇÃO RECEBIDA DA SEGURADORA – SINISTROS DE BENS DO IMOBILIZADO - CONTABILIZAÇÃO. Os eventos em decorrência de sinistro (incêndio, roubo ou acidente), cobertos por seguro, devem ser registrados contabilmente, por ocasião de sua ocorrência, em atendimento ao princípio contábil da competência.
O que é um sinistro na contabilidade?
No mercado de seguro, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causadora de perdas financeira para a seguradora.
Como contabilizar roubo de ativo imobilizado?
O registro contábil do sinistro de bem do Ativo Imobilizado objeto de seguro pode ser efetuado da seguinte forma:
- Pela baixa do bem sinistrado: D - Ganhos ou Perdas com Sinistros de Bens do Ativo Imobilizado (CR) ...
- Pela baixa da depreciação acumulada do bem sinistrado: ...
- Pelo recebimento da indenização:
O que é bem sinistrado?
'Sinistro' é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista. Todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante.
Como baixar na contabilidade veículo roubado?
A baixa de bem do ativo (seja ele imobilizado ou não) por roubo é dedutível sim da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.
Como é o processo de sinistro?
O processo de avaliação do sinistro inclui: Apuração de danos, onde se procura levantar causa, natureza e extensão das avarias, podendo ser feito mediante a vistoria, registros policiais e outros.
Como registrar eventos em decorrência de sinistro?
Os eventos em decorrência de sinistro (incêndio, roubo ou acidente), cobertos por seguro, devem ser registrados contabilmente, por ocasião de sua ocorrência, em atendimento ao princípio contábil da competência.
Qual o valor correspondente aos bens cobertos por seguro?
BENS COBERTOS POR SEGURO O valor correspondente à indenização em decorrência de sinistro de bens do ativo imobilizado será tratado, contabilmente, como receita. Veja maiores detalhamentos no tópico Bens Sinistrados - Tratamento Contábil, no Guia Contábil Online.
Como contabilizar a indemnização por um bem imobilizado?
Tenho uma duvida sobre como contabilizar a indemnização recebida do seguro por um sinistro de um bem imobilizado. Contabilizamos apenas o proveito tendo em conta que o bem já está totalmente amortizado. Ou temos que fazer mais algum lançamento uma vez que o bem já não funciona e foi substituído
Como receber a indenização da seguradora?
Por ocasião do recebimento da indenização, faz-se a baixa do valor a receber, da seguinte forma: D – Bancos Cta. Movimento (Ativo Circulante) Para maiores detalhamentos, acesse o tópico INDENIZAÇÃO RECEBIDA DA SEGURADORA, no Guia Contábil On Line.