Como lançar indenização de seguro na contabilidade?
Índice
- Como lançar indenização de seguro na contabilidade?
- Como lançar reembolso de seguro?
- Como declarar no imposto de renda seguro de vida?
- Como declarar seguro de automóvel no Imposto de Renda?
- Como são pagos os prêmios de seguro?
- Como o seguro deve ser contabilizado corretamente?
- Como são classificados os prêmios de seguro?
- Qual a apropriação contábil dos seguros?
Como lançar indenização de seguro na contabilidade?
REGISTRO CONTÁBIL A indenização recebida será tratada como preço de venda do bem sinistrado e será debitada numa conta a receber do Ativo Circulante e creditada na conta Ganho ou Perda de Capital, na conta de Resultado. Após os registros contábeis, será apurado o ganho ou a perda de capital da operação.
Como lançar reembolso de seguro?
Os valores recebidos a título de indenização de seguros devem ser informados na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 3. Basta informar o valor recebido a título de indenização.
Como declarar no imposto de renda seguro de vida?
A quantia deve ser ser colocada na ficha de “rendimentos isentos e não tributáveis” sobre o código 3, que trata do capital de apólices de seguro ou pecúlio pago em razão da morte do segurado, que é o tipo de declaração que deve ser feita pelo recebimento de indenização paga pelo seguro de vida.
Como declarar seguro de automóvel no Imposto de Renda?
A resposta dessa indagação é mais fácil do que parece: não. Apólices de qualquer tipo de seguro, incluindo o de veículos, não podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Por esse motivo, não precisam constar na declaração do Imposto de Renda.
Como são pagos os prêmios de seguro?
Normalmente, os prêmios de seguro são pagos à vista, mas compreendendo cobertura para períodos subsequentes. Desta forma, a apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente.
Como o seguro deve ser contabilizado corretamente?
E como toda e qualquer despesa deve ser contabilizada corretamente. O seguro é considerado como uma despesas antecipada, isto porque geralmente uma apólice de seguro é válida geralmente por um período de 1 ano e o prêmio do seguro (valor pago pelo contratante à seguradora) é pago no início da validade do contrato.
Como são classificados os prêmios de seguro?
Normalmente, os prêmios de seguro O artigo 179 da Lei 6.404/76 dispõe, em seu item I, que as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte devem ser classificadas no Ativo Circulante, devendo ser apropriadas no resultado quando incorridas.
Qual a apropriação contábil dos seguros?
APROPRIAÇÃO CONTÁBIL A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.