Como é feita a apuração do ICMS?
Índice
- Como é feita a apuração do ICMS?
- Como se faz a apuração do ICMS?
- Onde entra o ICMS na DRE?
- Qual a periodicidade de apuração do ICMS?
- Como devo proceder com a contabilização do ICMS?
- Qual o saldo contabilizado no livro de apuração do ICMS?
- Quando deve acontecer a apuração do ICMS?
- Por que o ICMS não está no valor dos produtos?
Como é feita a apuração do ICMS?
É através do mecanismo da não-cumulatividade que efetuamos a apuração do ICMS, que nada mais é do que um encontro de contas, onde apuramos o total de créditos pelas entradas e total de débitos pelas saídas, sendo o crédito maior que os débitos o saldo credor é transferido para o mês subsequente.
Como se faz a apuração do ICMS?
Exemplo de cálculo básico considerando a tarifa mais utilizada pelos estados brasileiros: Se um produto é comprado a R$1.000,00 em São Paulo, cuja alíquota é de 18%, para chegar no valor do ICMS basta calcular: 1.000 x 0,18, que é igual a R$180,00. Chega-se então no valor do ICMS.
Onde entra o ICMS na DRE?
No grupo Deduções da Receita" devem constar apenas os impostos referente as saídas (icms, pis, cofins. .). Já o icms a apropriar tem a sua contrapartida em resultado como "icms sobre compras", devendo constar dentro do grupo Custo das Mercadorias Vendidas.
Qual a periodicidade de apuração do ICMS?
Contudo, a apuração não será mais mensal, e sim semestral. Veja bem, o fisco determina valores mensais a recolher, com base em uma estimativa. O contribuinte, por outro lado, deverá realizar a apuração semestral para confrontar com os valores pagos pelo regime de estimativa.
Como devo proceder com a contabilização do ICMS?
Pergunta: Como devo proceder com a contabilização do ICMS nesta situação? O que acontece é que o ICMS já se encontra no valor dos produtos e o IPI é cobrado por fora. Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA. Analisando item por item...verifiquei que o ICMS não está no valor de cada produto.
Qual o saldo contabilizado no livro de apuração do ICMS?
No que se refere ao saldo contabilizado no livro de Registro de Apuração do ICMS de cada empresa, este estará apto a ser transferido para outro do mesmo contribuinte, desde que esteja localizado no Estado de São Paulo, se o contribuinte tiver optado pela apuração e recolhimento centralizado.
Quando deve acontecer a apuração do ICMS?
É importante destacar que, de acordo com a regra geral do ICMS, a apuração deve acontecer até o último dia do mês, de modo que, os itens de operações próprias – Registro E110 da EFD/ICMS-IPI posterior às entradas e saídas, sejam declarados através da Gia-ICMS.
Por que o ICMS não está no valor dos produtos?
O que acontece é que o ICMS já se encontra no valor dos produtos e o IPI é cobrado por fora. Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA. Analisando item por item...verifiquei que o ICMS não está no valor de cada produto. Se o saldo no final do periodo for credor, mesmo assim deixo a despesa do ICMS contabilizada?