Como contabilizar impostos não pagos?
Índice
- Como contabilizar impostos não pagos?
- Quando prescreve um tributo?
- Quando ocorre a prescrição de um tributo?
- Como contabilizar juros de mora?
- Como é possível economizar com impostos?
- Quais empresas têm direito a impostos recuperáveis?
- Como contabilizo o INSS?
- Qual a diferença entre restituição de impostos e compras?
Como contabilizar impostos não pagos?
Mesmo os tributos não pagos devem ser contabilizados pelo seu valor original, pelo regime de competência, bem assim os juros e multas, à medida que forem incorrendo. Exemplo: No mês de julho/2008, contabiliza-se R$ 1.000,00, referente o PIS. No entanto não é pago no dia de seu vencimento (15.08.2008).
Quando prescreve um tributo?
Em geral, os tributos prescrevem no prazo de 5 anos. A contagem dessa data, segundo o Código Tributário Nacional (CTN), ocorre a partir do dia de sua constituição, ou seja, do fato gerador.
Quando ocorre a prescrição de um tributo?
Depois de lançado ou constituído o tributo, não havendo pagamento, o art. 174 do Código Tributário Nacional (CTN) fixa o prazo prescricional de 5 (cinco) anos para que a Fazenda possa ajuizar a execução fiscal. Este tem início na data da constituição definitiva do crédito tributário.
Como contabilizar juros de mora?
Os juros de mora deverão ser considerados receitas, neste caso, financeiras. Portanto, são receitas financeiras os valores recebidos a título de juros em decorrência do atraso no pagamento, pelos sacados, dos títulos adquiridos pela consulente, nas suas operações de factoring.
Como é possível economizar com impostos?
Assim, as empresas podem economizar — e muito — com contribuições futuras e ressarcimento de impostos pagos indevidamente. É preciso entender, no entanto, que nem todos os tributos pagos dão direito a esse retorno de recursos.
Quais empresas têm direito a impostos recuperáveis?
Quais empresas têm direito a Impostos Recuperáveis? De modo geral, todas as empresas com escriturações fiscal e mercantil completas podem ter acesso a Restituição de impostos, exceto aquelas tributadas pelo regime simplificado, como as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes do Simples Nacional.
Como contabilizo o INSS?
Como contabilizo esse INSS, no momento que emito a nf, a ser retido. ... Obrigado Saulo, mas se eu for o prestador do serviço? Se você for o prestador dos serviços, basta ler a resposta que acima lhe dei.
Qual a diferença entre restituição de impostos e compras?
Existe diferença entre Restituição de Impostos e Compensação de Impostos? Sim. A Restituição de Impostos está ligada aos saldos devedores que devem ser acertados no fim de cada mês, como é o caso do IPI e do ICMS, mas que podem ser restituídos de alguma forma nos Créditos Fiscais das compras.