Como contestar laudo pericial?

Índice

Como contestar laudo pericial?

Como contestar laudo pericial?

O pedido para impugnar o laudo pericial precisa ser documentado. Nele, é necessário que se apresentem refutações legítimas ao resultado apresentado pelo profissional perito. Não basta que a parte apenas entre com essa solicitação de impugnação.

É possível contraditar um laudo pericial?

As partes têm direito de contraditar o laudo produzido pelo expert, refutar suas conclusões e requerer esclarecimentos acerca da prova técnica, sendo certo que tais providências só podem ser adotadas se forem elas intimadas da produção da prova pericial.

Como contestar laudo médico?

De acordo com o art. 477, Parágrafo 1º, do CPC, as partes, ao serem intimadas, contam com o prazo comum de 15 dias para, se desejaram, manifestarem-se acerca do laudo do perito do juízo. No mesmo prazo comum de 15 dias o assistente técnico de cada uma das partes pode apresentar seu respectivo parecer.

Qual o prazo para impugnação de laudo pericial?

O laudo pericial deve ser protocolado em juízo em prazo a ser fixado pelo juiz, que deverá ser 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento (Art. 477 do Novo CPC). As partes serão intimadas para manifestação acerca do laudo pericial, com prazo de 15 (quinze) dias para tal.

Como se manifestar sobre laudo pericial?

A manifestação ao laudo é feita pelo advogado ou assistente técnico responsável pelo caso. Nela, devem constar sólidos argumentos que justifiquem a concordância. De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), de 2015, em seu artigo 473, o laudo pericial deverá trazer: A exposição do objeto da perícia.

O que quer dizer petição de impugnação de laudo pericial?

A tentativa de um advogado em desqualificar o laudo do perito é denominada impugnação. Isso é comum, já que o papel do advogado é defender seu cliente e tentar impugnar a defesa do seu oponente.

Qual a diferença entre prova pericial e exame de corpo de delito?

Oportuno estabelecer a diferença entre exame de corpo de delito e corpo de delito. O primeiro é a inspeção ou a observação rigorosa feita pelos peritos que analisam os vestígios deixados pela infração. O segundo é o que se objetiva alcançar com o exame, isto é, a materialidade delitiva.

É possível a realização da perícia em outro momento processual?

Ainda, é possível a realização de uma nova perícia (com outro profissional), determinada de ofício pelo juiz ou mediante requerimento de uma das partes, quando a questão objeto do laudo não tiver sido suficientemente esclarecida (art. 480 do CPC).

Como contestar um laudo psicológico?

Mesmo sem ser expert no assunto, promotores de Justiça e até mesmo juízes e desembargadores utilizam o pseudolaudo para fundamentar a denúncia ou decisão. Para reverter um condenação com um laudo de um psicólogo sem qualquer qualificação técnica, o advogado terá apresentar um contralaudo.

O que é impugnar o laudo?

A tentativa de desqualificação do laudo do perito pelo advogado é denominada impugnação. Então, toda a crítica que o laudo sofre é a impugnação. ... O perito ainda pode ter impugnado o seu nome como perito e a sua proposta de honorários.

Postagens relacionadas: