Como contestar uma reconvenção?
Índice
- Como contestar uma reconvenção?
- O que alegar na resposta a reconvenção?
- Como fazer uma réplica de contestação?
- É possível extinguir a ação originária e dar prosseguimento apenas a reconvenção?
- Quando cabe Réplica a contestação?
- O que é uma réplica de contestação?
- Qual o prazo para a reconvenção da contestação?
- Qual o prazo de resposta à reconvenção?
- Quais são as custas da reconvenção?
- Quais são os requisitos da reconvenção?
Como contestar uma reconvenção?
Como funciona a contestação da reconvenção? O prazo para contestar uma reconvenção está previsto no Art. 343, §1º do CPC/15. O Direito Processual dispõe que "proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias."
O que alegar na resposta a reconvenção?
A reconvenção é uma forma de defesa típica do réu, por meio da qual propõe a sua demanda contra o autor nos mesmos autos. De forma mais genérica, trata-se de uma resposta do réu ao pedido inicial, porque contém a defesa apresentada por meio de pedidos do réu contra o autor.
Como fazer uma réplica de contestação?
Como Fazer uma Réplica à Contestação Trabalhista?
- Analise o que foi escrito pela empresa e quais documentos estão apresentados;
- Manifeste-se em relação a todos os pontos;
- Caso a empresa tenha apresentado uma defesa de fato modificativo, extintivo ou impeditivo, avise o juiz.
- Responda todos os documentos que discordar.
É possível extinguir a ação originária e dar prosseguimento apenas a reconvenção?
Ele afirma: “A resposta à reconvenção é ampla, podendo o reconvindo inclusive, denunciar a lide ou proceder ao chamamento ao processo”. ... Mas, o juiz poderá extinguir a reconvenção e dar prosseguimento a outra ação, tida como principal ou vice-versa, conforme art. 343, § 2º, do novo CPC.
Quando cabe Réplica a contestação?
A réplica à contestação no novo CPC (Código de Processo Civil) é garantida pela lei Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, nos artigos 3. ... Se o réu alegar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, este será ouvido no prazo de 15 (quinze) dias, permitindo-lhe o juiz a produção de prova.
O que é uma réplica de contestação?
Segundo o autor, réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu. Embora na prática forense isso seja feito de forma indiscriminada, em quase todos os processos, a réplica só é obrigatória em situações específicas.
Qual o prazo para a reconvenção da contestação?
Ademais, a presente contestação com reconvenção é tempestiva, nos termos do art. 335, I, do CPC/15, que concede o prazo de 15 (quinze) dias úteis para sua apresentação, tendo como início o dia seguinte à audiência conciliatória do dia 18. II. DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA
Qual o prazo de resposta à reconvenção?
O PRAZO, nos termos do Art. 343, §1º, do CPC/15, dispõe que "proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.". Portanto, podemos seguir o prazo e o formato da contestação, conforme modelo de Resposta à Reconvenção que disponibilizamos aqui.
Quais são as custas da reconvenção?
O art. 292, caput, do Novo CPC, determina a atribuição de valor da causa na petição inicial ou na reconvenção. A partir desse valor, deverá ser feito o recolhimento das custas processuais. Alguns sites de Tribunais, inclusive, fornecem orientações específicas para o recolhimento das custas da reconvenção, como o TJDFT e o TJSP.
Quais são os requisitos da reconvenção?
REQUISITOS. Rejeita-se a reconvenção quando inexistente correlação entre o objeto da ação e a da reconvenção, das causas respectivas de pedir, devendo a pretensão da ação ser julgada pelo juízo cível e da reconvenção pelo juízo de família.