Como saber se a icterícia e do leite materno?

Índice

Como saber se a icterícia e do leite materno?

Como saber se a icterícia e do leite materno?

A icterícia do leite materno deve ser distinguida da icterícia do aleitamento, relacionada a baixo aporte de leite, que ocorre nos primeiros 7 dias de vida, resultando em perda excessiva de líquidos e peso.

Como tratar icterícia do leite materno?

Bebês com icterícia do leite materno precisam de tratamento? Não, se estiverem clinicamente bem e se a dosagem de bilirrubina for de valor abaixo do que indica tratamento. Para alguns bebês, com níveis de bilirrubina muito aumentados, pode ser recomendado o tratamento com fototerapia (banho de luz).

O que tem haver a icterícia do leite materno?

A icterícia do leite materno é causada por substâncias no leite de matriz que pode impedir que a bilirrubina esteja excretada do corpo. Isto é visto em alguns bebês saudáveis, amamentados após aproximadamente uma semana da idade. Este tipo de icterícia pode durar por um mês ou mais e não são geralmente prejudiciais.

Qual a causa da icterícia do leite materno?

Outras causas de icterícia devem ser sempre pesquisadas. A icterícia do leite materno pode trazer algum problema para o meu bebê? Em geral, o prognóstico de bebês com icterícia do leite materno é excelente, pois esta é uma condição autolimitada, que geralmente se resolve em torno das 12 semanas de idade.

Qual o prognóstico de bebês com icterícia do leite materno?

Em geral, o prognóstico de bebês com icterícia do leite materno é excelente, pois esta é uma condição autolimitada, que geralmente se resolve em torno das 12 semanas de idade. A observação cuidadosa pelos pais e o acompanhamento próximo com o pediatra são muito importantes. Assim as complicações podem ser evitadas e a amamentação bem sucedida.

Quando ocorre a amamentação com leite materno?

Pode ocorrer em até um terço dos recém-nascidos saudáveis amamentados com leite materno. Geralmente se apresenta depois dos primeiros 3 a 5 dias de vida, com pico dentro de 2 semanas depois do nascimento e progressivamente diminui aos níveis normais ao longo de 3 a 12 semanas.

Como tratar a icterícia do bebê?

Nessa situação, se não houver acompanhamento, existe o perigo de a criança ter complicações. Como tratar? O bebê deve ser avaliado diariamente, até a normalização dos níveis de bilirrubina. A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente.

Postagens relacionadas: