O que é osteomielite no osso?
Índice
- O que é osteomielite no osso?
- O que é osteomielite aguda e crônica?
- Como curar infecção no osso?
- O que é bom para osteomielite?
- Quais são os tipos de osteomielite?
- Qual o tratamento adequado para a osteomielite crônica?
- Como diferenciar a osteomielite de outras doenças?
- Quais os exames para diagnosticar a osteomielite?
- Qual é a biópsia da osteomielite?
O que é osteomielite no osso?
Osteomielite é uma infecção do osso que pode causar dor e outros sintomas. Existem vários micro-organismos que podem infectar o osso e causar o que chamamos de osteomielite. A causa mais comum é a bactéria, mas micobactérias e fungos também podem ser a causa.
O que é osteomielite aguda e crônica?
A osteomielite consiste em inflamação e destruição óssea causada por bactéria, micobactéria ou fungo. Os sintomas comuns são dor óssea localizada e sensibilidade com sintomas constitucionais (em osteomielite aguda) ou sem sintomas constitucionais (em osteomielite crônica).
Como curar infecção no osso?
A osteomielite tem tratamento difícil e demorado, incluindo o uso de medicamentos para eliminar os micro-organismos, como antibióticos com doses elevadas e por tempo prolongado. A cirurgia também pode ser indicada em casos mais graves, para remover tecidos mortos e facilitar a recuperação.
O que é bom para osteomielite?
A osteomielite tem tratamento difícil e demorado, incluindo o uso de medicamentos para eliminar os micro-organismos, como antibióticos com doses elevadas e por tempo prolongado. A cirurgia também pode ser indicada em casos mais graves, para remover tecidos mortos e facilitar a recuperação.
Quais são os tipos de osteomielite?
Existem três tipos de osteomielite:
- Osteomielite aguda – a infecção se desenvolve dentro de duas semanas de uma lesão, infecção inicial, ou o início de uma doença subjacente.
- Osteomielite sub-aguda – a infecção se desenvolve dentro de um ou dois meses de uma lesão, infecção inicial, ou o início de uma doença subjacente.
Qual o tratamento adequado para a osteomielite crônica?
Os portadores de osteomielite crônica grave podem necessitar de que o tratamento com antibióticos seja mantido por períodos mais longos. Medicamentos antifúngicos ficam reservados para as lesões ósseas causadas por fungos e, geralmente, são administrados por vários meses.
Como diferenciar a osteomielite de outras doenças?
O médico também terá atenção para diferenciar a osteomielite de outras doenças que podem causar sintomas semelhantes, como artrite séptica, tumor de Ewing, celulite ou abscesso profundo, por exemplo. Confira como diferenciar as principais causas de dor no ossos .
Quais os exames para diagnosticar a osteomielite?
O médico deverá pedir uma combinação de exames, testes e procedimentos para diagnosticar corretamente uma eventual osteomielite e, também, para determinar o que está causando a infecção. Veja alguns exames que você provavelmente terá de fazer se houver suspeita da doença:
Qual é a biópsia da osteomielite?
Biópsia do osso, em que o especialista recolhe amostras do osso e as analisa em laboratório. Esse método também permite ao médico identificar a causa da doença, se confirmado o diagnóstico por osteomielite. Se a doença for causada por infecção bacteriana, o tratamento da osteomielite é feito basicamente com antibióticos.