Como dar nome aos compostos químicos?
Índice
- Como dar nome aos compostos químicos?
- O que significa IUPAC na química?
- Qual é o nome correto do isopreno?
- O que o sufixo indica no nome?
- Como saber o sufixo?
- Como é feita a nomenclatura dos alcoois?
- Como fazer a nomenclatura dos hidrocarbonetos?
- Quais são os nomes oficiais para compostos orgânicos?
- Como fazer a nomenclatura de compostos orgânicos?
- Qual o prefixo do composto orgânico?
- Qual a função dos compostos orgânicos?
Como dar nome aos compostos químicos?
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
- PASSO 1 - Identifique a quantidade de carbonos da cadeia carbônica.
- PASSO 2 - Verificar a presença de insaturações entre carbonos.
- PASSO 3 - Identificar qual a função orgânica do composto.
- PASSO 4 - Dar o nome ao composto.
O que significa IUPAC na química?
A Nomenclatura IUPAC refere-se ao estabelecimento de regras para a escrita dos nomes dos compostos que são oficialmente aceitos em todo o mundo. Essas regras são estabelecidas pela IUPAC (União internacional da Química Pura e Aplicada, sigla que vem do inglês International Union of Pure na Applied Chemistry).
Qual é o nome correto do isopreno?
O isopreno, de nome científico 2-metil-1,3-butadieno, consiste num hidrocarboneto alifático, incolor, volátil, com 5 átomos de carbono e duas ligações duplas conjugadas com a fórmula CH2 = CH-C(CH3) = CH2.
O que o sufixo indica no nome?
De forma geral, os nomes oficiais para compostos orgânicos são formados por três partes básicas: - 1ª) Prefixo - que indica o número de átomos de carbono da cadeia principal; - 2ª) Infixo - que indica o tipo de ligação principal na cadeia principal; - 3ª) Sufixo - que indica a função principal do composto orgânico.
Como saber o sufixo?
O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.
Como é feita a nomenclatura dos alcoois?
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
Como fazer a nomenclatura dos hidrocarbonetos?
A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.
Quais são os nomes oficiais para compostos orgânicos?
De forma geral, os nomes oficiais para compostos orgânicos são formados por três partes básicas: - 1ª) Prefixo - que indica o número de átomos de carbono da cadeia principal; - 2ª) Infixo - que indica o tipo de ligação principal na cadeia principal; - 3ª) Sufixo - que indica a função principal do composto orgânico.
Como fazer a nomenclatura de compostos orgânicos?
A primeira coisa a se fazer para dar a nomenclatura de compostos orgânicos é identificar se a cadeia carbônica é normal, ramificada ou cíclica. Vamos falar da nomenclatura em cada caso.
Qual o prefixo do composto orgânico?
Baseado nesta informação você será capaz de definir o PREFIXO do nome do composto orgânico, segundo a tabela abaixo. Você deve olhar na cadeia carbônica se há duplas ligações ou triplas ligações. Essa informação é importante pois a partir dela você saberá qual o INFIXO OU INTERMEDIÁRIO utilizado na nomenclatura.
Qual a função dos compostos orgânicos?
- CH 3 CH 2 OH - etanol (2 átomos de carbono, ligação simples na cadeia carbônica, função álcool ); - CH 3 CHO - etanal (2 átomos de carbono, ligação simples na cadeia, função aldeído ). Estão em negrito o sufixo que caracteriza a função no nome dos compostos orgânicos. São formados somente por átomos de carbono e hidrogênio .