Como dar más notícias?
Índice
- Como dar más notícias?
- Quais os cuidados em se transmitir uma má notícia para um paciente?
- Como comunicar notícias difíceis?
- Como funciona o protocolo Spikes?
- Como comunicar a morte de um paciente?
- Como escrever a revisão bibliográfica?
- Quais são as consequências da revisão bibliográfica?
- Como a revisão bibliográfica auxilia na pesquisa científica?
Como dar más notícias?
Para facilitar a comunicação das más notícias, os estudos sugerem: estabelecer uma relação médico equipe de saúde-paciente adequada; conhecer cuidadosamente a história médica; ver o paciente como pessoa; preparar o setting; organizar o tempo; cuidar de aspectos específicos da comunicação; reconhecer o que e quanto o ...
Quais os cuidados em se transmitir uma má notícia para um paciente?
Os pacientes podem reagir de diferentes formas, como silêncio, choro e raiva, e saber lidar com tais reações é uma das etapas mais difíceis na transmissão da má notícia. O médico deve oferecer apoio e solidariedade através de um gesto ou uma frase de afetividade.
Como comunicar notícias difíceis?
Na hora de dar a má notícia devemos ser empáticos, explicar, quantas vezes forem necessárias, de forma a mais clara e verdadeira possível; estar preparados para eventuais descontroles. E, principalmente, respeitar a dor e o sofrimento alheios.
Como funciona o protocolo Spikes?
O protocolo SPIKES tem o objetivo de facilitar a abordagem de assuntos delicados diante de pacientes com câncer, como diagnóstico, recidiva da doença e início de tratamento paliativo, mas seus princípios podem ser expandidos para outros cenários na prática médica.
Como comunicar a morte de um paciente?
Ao falar com o paciente/familiar:
- use linguagem clara e simples;
- mostre tristeza, sem mostrar “culpa”;
- não minimize o problema. Dê, apenas, uma esperança realista;
- garanta que haverá continuidade dos cuidados paliativos;
- repita as explicações, sempre que necessário;
- assegure o suporte emocional necessário.
Como escrever a revisão bibliográfica?
Escreva a revisão bibliográfica de forma clara e objetiva Evite apresentar a revisão bibliográfica no formato de ficha de leitura (isto é, o autor “A” disse isso, o autor “B” disse aquilo, o autor “C” disse outra coisa, etc.). Encontre os pontos de concordância e divergência entre os autores e conte a história da pesquisa.
Quais são as consequências da revisão bibliográfica?
– má organização do material: revisão bibliográfica com seções muito curtas (com um ou dois parágrafos, apenas), com repetição de ideias (o estilo “ficha-de-leitura”), ou sem uma estrutura ou lógica identificável de apresentação. – interpretação ou adaptação de ideias de outros autores para que elas fiquem parecidas ou reforcem as suas.
Como a revisão bibliográfica auxilia na pesquisa científica?
Além de auxiliar na definição dos objetivos da pesquisa científica, a revisão bibliográfica também contribui nas construções teóricas, nas comparações e na validação de resultados de trabalhos de conclusão de curso e de artigos científicos (Medeiros e Tomasi, 2008).