Como dar nome a um éster?
Índice
- Como dar nome a um éster?
- O que são ésteres como funciona sua nomenclatura quais são suas utilidades Cite exemplos?
- Como é dado o nome de um éter?
- Qual é o grupo funcional de um Ester?
- Qual a origem do nome Ester?
- Como realizar a nomenclatura de um éster?
- Como é formado o éster?
- Quais são os nomes desses ésteres?
Como dar nome a um éster?
Para formar o nome do éster, deve-se substituir a terminação ico do nome do ácido por ato, e em seguida deve-se colocar a preposição de e, por fim, basta acrescentar o nome do radical que substitui o hidrogênio da hidroxila, terminado em ila.
O que são ésteres como funciona sua nomenclatura quais são suas utilidades Cite exemplos?
Éster é uma função orgânica que pode ser identificada pela presença de um grupo R–COO-R', sendo R o radical orgânico. Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível.
Como é dado o nome de um éter?
Nomenclatura. De acordo com a nomenclatura IUPAC, éteres adotam o mesmo sufixo dos alcanos, enquanto que o radical ligado à cadeia principal recebe o sufixo -oxi. O nome usual considera a função éter e o radical recebe o sufixo ico.
Qual é o grupo funcional de um Ester?
Os ésteres orgânicos são compostos derivados dos ácidos carboxílicos, em que há a substituição do hidrogênio da carboxila (—COOH) por algum grupo orgânico, que pode ser um radical alquila (R) ou arila (Ar):
Qual a origem do nome Ester?
Alguns estudiosos do Livro de Ester acreditam que o nome Ester deriva da deusa Ishtar, sendo "Ashtoreth" um segundo nome dado pela bíblia hebraica para a deusa Ishtar. O Midrash interpreta o nome Ester em hebraico como tendo o sentido de "escondido". Ester escondia sua origem judia, conforme Mardoqueu lhe havia aconselhado.
Como realizar a nomenclatura de um éster?
Para realizar a nomenclatura de um éster, além de conhecer a regra oficial, é fundamental que dominemos a sua fórmula estrutural, já que seu nome depende da organização dos átomos. Veja a seguir a fórmula geral de um éster:
Como é formado o éster?
Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água. Ésteres de baixa massa molar são líquidos à temperatura ambiente e os de alta massa molar são sólidos;
Quais são os nomes desses ésteres?
Muitos ésteres são usados como flavorizantes pelas indústrias de alimentos e aromas, ou seja, são substâncias utilizadas como aditivos químicos que conferem ou intensificam o aroma e o sabor de determinados alimentos, perfumes e outros produtos. Veja os nomes de alguns desses ésteres: