Como funciona o processo de corrosão dos metais?

Índice

Como funciona o processo de corrosão dos metais?

Como funciona o processo de corrosão dos metais?

A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc.

Como funciona o processo de corrosão?

Como ocorre a corrosão? A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.

Como a corrosão se manifesta?

Formas de corrosão Corrosão uniforme: quando a corrosão se processa de modo uniforme em toda a superfície atacada. Esta forma é comum em metais que não formam películas protetoras, como resultado do ataque; Corrosão por placas: quando os produtos de corrosão formam-se em placas que se desprendem progressivamente.

Quais são os mecanismos de corrosão?

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

O que pode causar corrosão?

A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico.

O que é corrosão e suas consequências?

Chama-se corrosão um conjunto de fenômenos de deterioração progressiva do metais em consequência de reações químicas ou eletroquímicas entre o metal e o meio ambiente ou os elementos vizinhos, ou ainda outros metais em contato. ... A corrosão causa frequentemente a destruição completa do metal no fim de um certo tempo.

Quais são as principais causas da corrosão?

Essa corrosão ocorre, principalmente, de duas formas:

  • Corrosão atmosférica eletroquímica. Esse processo ocorre através de uma reação de oxirredução entre o material e a umidade do ar. ...
  • Corrosão atmosférica química. ...
  • Temperatura. ...
  • Radiação. ...
  • Chuvas e ventos. ...
  • Gases.

Quais as formas de corrosão que são mais perigosas?

d) Corrosão Puntiforme (pite) Este tipo de ataque, assim como a intergranular e intragranular, é uma das formas mais perigosas em que a corrosão pode-se apresentar.

Quais são as formas em que os mecanismos da corrosão são classificados?

Quanto ao mecanismo, a corrosão pode ser classificada como: eletroquímica e química. A principal diferença entre elas é a ocorrência do deslocamento de elétrons que só ocorre na corrosão eletroquímica.

Qual o papel do cloreto nos mecanismos eletroquímicos de corrosão?

A investigação da influência da concentração de NaCl na corrosão do aço carbono sugere que o aumento na concentração desse sal leva à uma diminuição da corrosão.

Qual a preocupação com a corrosão?

Na engenharia hidráulica e na engenharia mecânica é grande a preocupação com a corrosão em bombas e em turbinas, sobretudo devido aos prejuízos que podem causar nas estações elevatórias e nas usinas hidrelétricas.

Posso confundir a corrosão com a abrasão?

Não se deve confundir o fenômeno químico da corrosão com os fenômenos físicos da cavitação e da abrasão, embora os efeitos nas pás de bombas e de turbinas sejam parecidos.

Quando ocorre a corrosão por placas?

A corrosão por placas se dá quando os produtos da reação de corrosão formam-se em placas que progressivamente se desprendem do volume do material. É comum em metais que formam películas protetoras a princípio, mas ao ganharem espessura pelo aumento do volume do produto de corrosão, estas causam fraturas, perdem aderência no material ...

Qual o fator da corrosão no eletrólito?

A presença de íons metálicos no eletrólito é um fator importante nesta corrosão. No caso de os íons no eletrólito serem mais catódicos que os materiais com os quais possam ter contato, haverá corrosão devido a reações de troca entre o metal e os cátions dissolvidos, com consequente oxidação do metal da estrutura em questão.

Postagens relacionadas: