Como declarar transferências bancárias?
Como declarar transferências bancárias?
Se a doação foi feita em dinheiro ou por meio de transferência bancária, o item a ser selecionado será o "80 - Doações em Espécie". Caso tenha sido um bem, como carro ou casa, será no "81 - Doações em bens e direitos", entre outras opções. Para completar, coloque o CPF e o nome do donatário, além do valor cedido.
Como declarar dinheiro emprestado a um parente?
Para declarar dinheiro emprestado a um parente no imposto de renda, que pode ser irmão, primo, pai, filho, etc. é muito simples. Você deverá lançar na ficha “Bens e Direitos” a operação de empréstimo e nesta deverá constar o CPF e nome completo da pessoa que recebeu o empréstimo.
Por que você deve declarar o empréstimo?
Em contrapartida o parente que recebeu este empréstimo deverá informar na declaração dele na ficha de “Dívidas e Ônus” com o código “14 – Pessoas físicas”, os seus dados – você Ismael (nome e CPF). Você deve declarar o empréstimo na ficha de “Bens e Direitos” da declaração do imposto de renda, com o código “51 – Crédito decorrente de empréstimo”.
Como declarar o saldo do empréstimo?
O saldo declarado deve corresponder ao valor do empréstimo. Assim, ao receber devolução de empréstimo feito à pessoa física, você deverá atualizar o item correspondente ao crédito na ficha “Bens e Direitos”, declarando o saldo de crédito remanescente ou, se o empréstimo foi quitado, declarando zero no campo situação.
Posso emprestar dinheiro para um parente ou amigo?
Sabia que, quando você empresta ou dá um dinheiro para um parente ou amigo, mesmo que informalmente, precisa declarar no Imposto de Renda? Pode ser um pai que fez um “empréstimo” para o filho comprar o primeiro carro, montar um negócio próprio ou abrir um escritório.