Como declarar rendimento de cônjuge?
Como declarar rendimento de cônjuge?
Cada cônjuge deve incluir na sua declaração o total dos rendimentos próprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando 50% do imposto pago ou retido sobre esses rendimentos, independentemente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento.
Como declarar cônjuge como dependente?
Cônjuge ou companheiro Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, podem ser incluídos como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. A regra vale para uniões homoafetivas e heteroafetivas.
Quais são os rendimentos do cônjuge?
Vale destacar que, quando o casal faz a declaração conjunta, todos os rendimentos do cônjuge que for incluído como dependente precisam ser descritos.
Qual o rendimento do cônjuge que faleceu?
Se o cônjuge que faleceu apresentou rendimentos de trabalho por conta de outrem ( categoria A) ou pensões ( categoria H ), deverá preencher o quadro 4, do Anexo A, com todos os rendimentos obtidos até à altura da morte, nunca se esquecendo de identificar o contribuinte falecido com a letra “F”, na coluna do titular.
Qual a melhor maneira de declarar o imposto de renda?
Os contribuintes com cônjuge tem duas opções na hora de declarar o Imposto de Renda: a declaração conjunta ou a individual. Para aqueles que têm dúvidas quanto à melhor maneira, o mais recomendado é a simulação e uma análise comparativa entre as diferentes modalidades.
Qual a compensação do Imposto sobre os rendimentos?
Desta forma, a compensação do imposto pago ou retido sobre os rendimentos é de 50%, independentemente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento.