Como pagar IR de fundos imobiliários?

Índice

Como pagar IR de fundos imobiliários?

Como pagar IR de fundos imobiliários?

Atualmente, os rendimentos distribuídos pelos fundos imobiliários ficam isentos de imposto de renda para as pessoas físicas, desde que tenham, no mínimo, 50 cotistas e cotas negociadas em bolsa. Além disso, o cotista beneficiado pela isenção não pode ser dono de mais de 10% das cotas do fundo.

Como fazer a Declaração Anual dos investimentos em FII?

Em seguida, confira como fazer a declaração anual dos seus investimentos em FII no Imposto de Renda: Normalmente, os proventos pagos pelos FIIs são isentos. Apesar disso, esses valores devem constar da sua declaração de IR, segundo o advogado tributário do Gaia Silva Gaede Advogados, Theodoro de Mattos.

Como declarar fundo imobiliário no imposto de renda?

Mas, para isso, eles precisam ser informados na declaração de IR. Na época do ajuste anual, eles devem ser declarados na ficha “Operações Fundos Invest. Imob.”, da aba Renda Variável, da mesma forma que os ganhos, porém com sinal negativo. Veja como declarar fundo imobiliário no imposto de renda.

Como fazer a Declaração Anual do imposto de renda?

O pagamento é feito por meio da emissão de um documento chamado DARF, que significa Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Este pagamento deve ocorrer até o último dia do mês seguinte à venda. Se atrasar, o contribuinte paga multa. Em seguida, confira como fazer a declaração anual dos seus investimentos em FII no Imposto de Renda:

Como declarar o imposto de renda 2020?

Mesmo que você não tenha negociado FII ou ETF no ano passado, se esses investimentos estavam no seu patrimônio, ainda assim eles podem obrigá-lo a declarar. Lembre-se de que patrimônios superiores a R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2019 por si sós já obrigam o contribuinte a entregar a declaração de imposto de renda 2020.

Postagens relacionadas: