O que é FAPI no Imposto de Renda?

Índice

O que é FAPI no Imposto de Renda?

O que é FAPI no Imposto de Renda?

Os Fundos de Aposentadoria Programada Individual, conhecidos pela sigla FAPI, também são considerados previdência complementar, por isso as contribuições a eles feitas são dedutíveis até o limite de 12% da renda bruta tributável, observados os requisitos que já foram pontuados acima.

Como lançar VGBL no IRPF 2020?

As contribuições para os planos VGBL devem ser declaradas como bens na ficha “Bens e Direitos”, com o código 97 (VGBL — Vida Gerador de Benefício Livre). Nesse caso, é preciso informar o valor total investido (que você encontra no informe de rendimentos) nos campos “Situação em 19” e “Situação em 31/12/2020”.

Onde devo declarar contribuições indedutíveis pecúlio da Previdência Privada?

As importâncias pagas entidades de previdência privada a titulo de pecúlio não são dedutíveis para fins de apuração do imposto sobre a renda devido na declaração de ajuste anual da pessoa física. Lançamento: Acumular os valores pagos na ficha "Bens e Direitos".

Como declarar no imposto de renda?

Aprenda a declarar no imposto de renda as contribuições feitas a PGBL, VGBL e fundos de pensão, bem como os rendimentos recebidos dos planos de previdência privada e você precisa declarar IR neste ano e contribuiu para algum plano de previdência privada em 2019, é necessário prestar contas do seu plano ao Leão.

Qual a modalidade de declaração do imposto de renda?

Na hora de preencher a sua declaração, você também precisa escolher qual será o seu modelo de declaração. Há dois tipos: declaração completa: é a modalidade em que as deduções do Imposto de Renda podem ser feitas (saúde, educação, empregados domésticos, etc.).

Como declarar a aposentadoria no imposto de renda 2020?

Como declarar a aposentadoria no Imposto de Renda 2020? Declarar a aposentadoria na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física de Aposentados e Pensionistas (DIRPF) ainda gera muitas dúvidas, especialmente quanto as regras, quem deve ou não declarar, como inserir essa informação na declaração.

Como declarar as contribuições feitas em 2019?

Para declarar as contribuições feitas em 2019, vá até a ficha “Pagamentos Efetuados” e escolha o item 36 – Previdência Complementar. Preencha os dados sobre Titular ou Dependente, e os demais campos de acordo com o informe enviado pelo fundo de pensão.

Postagens relacionadas: