Como declarar empréstimo quitado no Imposto de Renda 2020?
Como declarar empréstimo quitado no Imposto de Renda 2020?
Se você tomou mais de 5 mil reais emprestado de um amigo ou parente deve declarar o empréstimo na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código “14 – Pessoas físicas”. No campo "Discriminação", é preciso informar o CPF da pessoa que concedeu o empréstimo. Quem emprestou o dinheiro também deve informar a operação no IR.
Como fazer o empréstimo?
Veja como fazer: O empréstimo deve ser declarado na ficha "Dívidas e Ônus Reais". Escolha o código conforme o tipo de instituição: 11 - Estabelecimento bancário comercial (banco) ou 12 - Sociedade de crédito, financiamento e investimento (financeira).
Como declarar o empréstimo no imposto de renda 2020?
Você pegou um empréstimo no banco ou em uma financeira? Precisa declarar a dívida no Imposto de Renda 2020, se o empréstimo for maior que R$ 5.000. Veja como fazer: O empréstimo deve ser declarado na ficha "Dívidas e Ônus Reais".
Qual a instituição que fornece o empréstimo?
Escolha o código conforme o tipo de instituição: 11 - Estabelecimento bancário comercial (banco) ou 12 - Sociedade de crédito, financiamento e investimento (financeira). Na coluna "Discriminação", informe os detalhes da dívida, o nome e CNPJ da instituição que forneceu o empréstimo.
Qual o valor do imposto para uma pessoa física?
Se for uma pessoa física, o contribuinte deverá pagar o imposto – de 15% - por meio do Carnê-Leão. Quando duas pessoas físicas fazem uma transação particular com um imóvel - sem envolver um banco que financie os valores -, a declaração desse bem deve constar em “Dívidas e Ônus Reais”.