Como declarar empréstimo quitado no Imposto de Renda 2020?

Índice

Como declarar empréstimo quitado no Imposto de Renda 2020?

Como declarar empréstimo quitado no Imposto de Renda 2020?

Se você tomou mais de 5 mil reais emprestado de um amigo ou parente deve declarar o empréstimo na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código “14 – Pessoas físicas”. No campo "Discriminação", é preciso informar o CPF da pessoa que concedeu o empréstimo. Quem emprestou o dinheiro também deve informar a operação no IR.

Como fazer o empréstimo?

Veja como fazer: O empréstimo deve ser declarado na ficha "Dívidas e Ônus Reais". Escolha o código conforme o tipo de instituição: 11 - Estabelecimento bancário comercial (banco) ou 12 - Sociedade de crédito, financiamento e investimento (financeira).

Como declarar o empréstimo no imposto de renda 2020?

Você pegou um empréstimo no banco ou em uma financeira? Precisa declarar a dívida no Imposto de Renda 2020, se o empréstimo for maior que R$ 5.000. Veja como fazer: O empréstimo deve ser declarado na ficha "Dívidas e Ônus Reais".

Qual a instituição que fornece o empréstimo?

Escolha o código conforme o tipo de instituição: 11 - Estabelecimento bancário comercial (banco) ou 12 - Sociedade de crédito, financiamento e investimento (financeira). Na coluna "Discriminação", informe os detalhes da dívida, o nome e CNPJ da instituição que forneceu o empréstimo.

Qual o valor do imposto para uma pessoa física?

Se for uma pessoa física, o contribuinte deverá pagar o imposto – de 15% - por meio do Carnê-Leão. Quando duas pessoas físicas fazem uma transação particular com um imóvel - sem envolver um banco que financie os valores -, a declaração desse bem deve constar em “Dívidas e Ônus Reais”.

Postagens relacionadas: