Como ocorre o processo de fotorrespiração?

Índice

Como ocorre o processo de fotorrespiração?

Como ocorre o processo de fotorrespiração?

A fotorrespiração diz respeito ao processo em que há absorção de luz associada à liberação de CO2. A enzima rubisco apresenta-se ativa no tecido fotossintético sob duas formas, uma forma carboxilativa (carboxilase) e uma forma oxigenativa (oxigenase), onde CO2 e O2 competem pelo mesmo sítio da enzima. ...

Quais plantas fazem fotorrespiração?

Fotorrespiração: plantas C3, C4 e CAM.

Para que serve a fotorrespiração?

Dessa forma, a fotorrespiração teria como função dissipar o excesso de ATP e NADPH2, produzidos na etapa luminosa da fotossíntese, protegendo a planta da foto-inibição e permitindo uma rápida recuperação após o período de estresse.

Quais as diferenças entre Fotoinibição e fotorrespiração?

A fotorrespiração é mais efetiva na proteção contra a fotoinibição do que o transporte alternativo de elétrons para o oxigênio no ciclo água-água, pois a fotorrespiração dissipa o excesso de ATP e NADPH produzidos durante a fase fotoquímica da fotossíntese (Wu et al., 1991).

Como ocorre a ativação da RuBisCO?

George Lorimer e colaboradores descobriram que a rubisco é ativada quando um CO2 ativador (uma molécula diferen- te do CO2 substrato que se tornou fixado na ribulose-1,5- bisfosfato) reage lentamente com o grupo E-NH, de uma lisina específica dentro do sítio ativo da enzima (“modula- ção da rubisco” na Figura 8.5).

Quais fatores influenciam a fotorrespiração?

Desta forma a intensidade da fotorrespiração está relacionada à disponibilidade de oxigênio nos cloroplastos. O aumento da temperatura eleva a relação O2/CO2 dissolvido no cloroplasto, com isso aumenta a fotorrespiração. Por outro lado, a temperatura também influencia o fator de especificidade da Rubisco, τ (tau).

Por que as plantas C4 possuem fotorrespiração menor que as plantas C3?

As espécies C4 têm maior fotossíntese líquida em alta irradiância. Isso ocorre devido ao fato de que a fotorrespiração é um processo quase ausente nestas plantas, ou seja, a fotossíntese líquida não é inibida pela alta concentração de O2 em altas temperaturas e irradiâncias.

Qual o papel do ciclo C2 em plantas?

Fotorrespiração – via metabólica C2 Para recuperar o carbono “perdido” o 2-fosfoglicolato é metabolizado pelo ciclo fotossintético oxidativo C2, também chamado de fotorrespiração a qual ocorre nos cloroplastos, peroxissomos foliares e mitocôndrias.

Qual a diferença de respiração mitocondrial e fotorrespiração?

Uma das diferenças básicas entre fotorrespiração e respiração refere-se ao efeito do O2 sobre os dois processos. A respiração satura-se quando o O2 atinge aproximadamente 2%, enquanto que a fotorrespiração não alcança a saturação numa atmosfera pura de O2.

Quando ocorre a fotorrespiração?

A fotorrespiração acontece quando a Rubisco age como oxigenase e inicia o ciclo C2 no qual vamos ter gasto de energia tentando recuperar parte do carbono que estava no 2- fosfoglicolato, mesmo assim ocorre perda de carbono na reação de descarboxilação da glicina.

Qual a importância da fotorrespiração no nitrogênio?

A fotorrespiração é importante para o metabolismo do nitrogênio, em vários momentos do ciclo temos reações de Transaminações, isso faz parte do ciclo do nitrogênio, a fotorrespiração é um ciclo que esta integrado com o ciclo do nitrogênio.

Qual a relação entre oxigênio e fotorrespiração?

A ligação ao oxigênio e início da fotorrespiração é favorecida em temperaturas altas e quando há menor proporção de dióxido de carbono em relação ao oxigênio. O que determina a frequência com que cada substrato é "escolhido"?

Qual a diferença entre fotorrespiração e fotossíntese?

A fotorrespiração, que consome ATP e O 2 e gera CO 2, é um processo dispendioso para a planta. Em face de ser muito ativa nas plantas C 3 , a fotorrespiração, que reduz a fotossíntese, limita seriamente a eficiência desses vegetais.

Postagens relacionadas: