Como a latitude pode interferir no clima de um local?

Índice

Como a latitude pode interferir no clima de um local?

Como a latitude pode interferir no clima de um local?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Qual é a influência da latitude e da altitude no clima?

Da mesma forma que acontece com a altitude, a relação entre latitude e clima também se apresenta de forma inversa, isto é, mais elevadas as latitudes, menores as temperaturas.

Como e por que a altitude interfere na temperatura do ar?

Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.

Como é que a altitude influência na variação da temperatura?

Isto acontece devido uma massa de ar seco em ascensão está sujeita a pressão cada vez menor, aumentando seu volume e diminuindo a temperatura. Mas como este gradiente térmico depende da saturação do ar, o decréscimo da temperatura média com a altitude se situa em torno de 1 ºC a cada 180 metros.

Qual a influência da continentalidade e maritimidade no clima?

Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.

Quais os fatores que influenciam o clima de uma região?

Sendo os fatores climáticos elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local, podemos conceber que eles estão relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.

Qual a diferença da influência da latitude para altitude?

Latitude - quanto maior a latitude, ou quanto mais longe da linha do equador mais frio, pois recebe menos radiação solar. Altitude - quanto mais alto for menor vai ser a temperatura.

O que é o fator latitude no clima?

A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar. Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.

Porque é mais frio no alto das montanhas?

O topo das montanhas altas é gelado porque o ar vai esfriando à medida que sobe. ... Além do mais, como o ar não absorve bem os raios solares, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra. Ao absorver a luz do Sol ela emite calor e esquenta o ar que está por perto.

Quanto maior for a altitude?

Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.

Qual a influência da latitude sobre o clima?

Influência da latitude sobre o clima A latitude interfere no clima em função das diferenças de radiação solar sobre a superfície terrestre. A latitude é uma coordenada geográfica calculada através da medição da distância, em graus, de um determinado ponto da Terra em relação à Linha do Equador.

Qual a classificação básica da latitude?

Além dessa classificação básica, a latitude influencia diretamente as massas de ar que são classificadas em: equatorial, tropical, ártica e antártica e polar. Leia também sobre o fenômeno El Niño. Representam os fluxos de água que ocorrem no mar sendo um dos importantes fatores de influência climática.

Qual a relação entre altitude e temperatura?

É preciso destacar, no entanto, que não é somente a pressão atmosférica que propicia a relação inversa entre altitude e temperatura. Regiões mais altas, geralmente, possuem maiores incidências de ventos e precipitações (em forma de chuvas ou neve), o que também contribui para a queda das temperaturas.

Qual a latitude do Equador?

A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador, lembrando que essa linha é imaginária e “corta” a Terra ao meio no sentido horizontal, dividindo o planeta em norte e sul.

Postagens relacionadas: