Como processar alguém por denunciação caluniosa?
Índice
- Como processar alguém por denunciação caluniosa?
- O que caracteriza denunciação caluniosa?
- Quando se consuma o crime de denunciação caluniosa?
- O que é o crime de denunciação caluniosa?
- Quem pode propor ação de denunciação caluniosa?
- Qual é a objetividade jurídica do crime de denunciação caluniosa?
- Quem pode propor denunciação caluniosa?
- Quais elementos compõem o crime de denunciação caluniosa?
- Para que ocorra o crime de denunciação caluniosa é necessário o indiciamento?
- É possível a retratação no crime de denunciação caluniosa?
- Qual a diferença entre calúnia e denunciação?
- Quais são os elementos da denunciação?
- Como fazer a ação de denúncia?
- Por que a denúncia foi feita contra promotora pública do Rio de Janeiro?

Como processar alguém por denunciação caluniosa?
Na denunciação caluniosa, há necessidade de ação de alguma autoridade, seja no âmbito administrativo, seja no judiciário. O tipo penal exige a efetiva instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa.
O que caracteriza denunciação caluniosa?
Na denunciação caluniosa, o agente imputa o fato ilícito falsamente e dá causa à instauração de procedimento investigativo (inquérito policial, procedimento investigatório criminal ou inquérito civil), processo administrativo disciplinar, processo judicial criminal ou por ato de improbidade administrativa.
Quando se consuma o crime de denunciação caluniosa?
A denunciação caluniosa se consuma com o início de algum dos procedimentos elencados pela lei, não com a provocação da autoridade. Consuma-se o delito com a iniciação das diligências investigativas ou dos demais procedimentos elencados no caput.
O que é o crime de denunciação caluniosa?
A denunciação caluniosa é um dos crimes contra a administração da Justiça. A pena prevista é de reclusão, de dois a oito anos, e multa. A norma agora retira do Código Penal a punição por denúncias que levem à “investigação administrativa”, expressão considerada genérica e subjetiva.
Quem pode propor ação de denunciação caluniosa?
O crime é comum, isto é, pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por advogado e pelas autoridades titulares dos procedimentos elencados no tipo. Por exemplo, o promotor de Justiça eleitoral que denunciar alguém para fins eleitorais o sabendo inocente pratica o delito. Ao tratar do art.
Qual é a objetividade jurídica do crime de denunciação caluniosa?
Como é cediço, o crime de denunciação caluniosa tem como objetividade jurídica a proteção à Administração da Justiça, no que concerne à inutilidade de o Estado ser acionado diante de falsa comunicação de prática delituosa. Tutela o dispositivo, secundariamente, a honra da pessoa atingida.
Quem pode propor denunciação caluniosa?
A denunciação caluniosa é há muito tipificada no art. ... Vejamos a seguir a síntese dos elementos relativos à nova tipificação. (A) Sujeitos do delito. O crime é comum, isto é, pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por advogado e pelas autoridades titulares dos procedimentos elencados no tipo.
Quais elementos compõem o crime de denunciação caluniosa?
O crime de denunciação caluniosa exige, como elemento subjetivo do tipo, o dolo direto, compreendido na expressão "de que sabe ser inocente", tendo o agente a certeza da inocência da vítima da falsa imputação de crime.
Para que ocorra o crime de denunciação caluniosa é necessário o indiciamento?
O entendimento continua o mesmo, ou seja, haverá o crime de denunciação caluniosa mesmo que, no curso do inquérito policial, não ocorra o indiciamento. Repare que o novo texto do art. 339 fala em “dar causa à instauração de inquérito policial”. Logo, não se exige o indiciamento.
É possível a retratação no crime de denunciação caluniosa?
De nenhum efeito, será a retratação do agente após a instauração de inquérito, em virtude de imputação caluniosa, pois terá ocorrido após a consumação do crime, podendo ser interpretado como arrependimento posterior(artigo 16 do Código Penal), se tiver sido realizada antes da denúncia.
Qual a diferença entre calúnia e denunciação?
A diferença entre a calúnia e a denunciação foi um dos pontos mais importantes no julgamento do HC 195.955, relatado pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho. O réu no processo é um promotor de Justiça do Rio Grande do Sul que acusou advogado de falsidade ideológica e de defender os maiores traficantes do estado.
Quais são os elementos da denunciação?
A denunciação é um crime distinto da simples calúnia e exige três elementos para ser configurada. O ministro Jorge Mussi explica, em seu voto no HC 150.190, que o primeiro elemento é a individualização da pessoa acusada e o segundo é a definição dos delitos falsamente imputados.
Como fazer a ação de denúncia?
No caso de Denúncia, a ação é, em regra, privada. Já no caso de Denunciação Caluniosa, a ação será pública incondicionada. Em ambos os casos, o ofendido deverá fazer um Boletim de Ocorrência, e fazer uma representação junto a uma Delegacia Criminal, onde será instaurado o Inquérito Policial, se for o caso.
Por que a denúncia foi feita contra promotora pública do Rio de Janeiro?
Naquele caso, a denúncia foi feita contra uma promotora pública do Rio de Janeiro e as falsas acusações eram de prevaricação e supressão de autos de processos.